Home / Cotidiano

COTIDIANO

O mundo em calamidade, mas brasileiro segue feliz, aponta pesquisa

O humor do brasileiro não foi afetado com o cenário atual em que vivemos, diz levantamento, segundo a pesquisa Global Happiness 2020, realizada pelo Instituto de Pesquisa Ipsos. Por mais improvável que seja, os brasileiros este ano estão mais felizes que o ano passado, onde a pesquisa de 2020 apontou um índice de 63% de felicidade, contra 61% registrado em 2019.

A pesquisa foi realizada de forma online por uma plataforma disponibilizada pelos organizadores, e realizada em 27 países. Ao todo 19.516 pessoas participaram, sendo elas 1.000 brasileiros. Em comparação ao ano passado os motivos para felicidade das pessoas mudaram, as relações interpessoais estão entre os principais motivos de felicidade das pessoas.

Happy african-american couple using smartphone, online shopping or networking on sofa at new apartment, copy space

Este ano questões financeiras não tiveram tanto impacto no humor do brasileiro, diz a pesquisa, economia registrou uma queda de 9% e a situação financeira pessoal uma queda de 2%. De acordo com os resultados o brasileiro também está mais apaixonado em 2020, já que questões de relacionamento tiveram um peso maior no humor das pessoas, namoro registrou aumento de 5% e amizades 4% em comparação ao ano passado.

Vale ressaltar que, de acordo com a própria diretora da Ipsos no Brasil, Sandra Zlotagora Pessini, pelo fato da pesquisa ter sido realizada em ambiente online este ano, nem todas as classes sociais tiveram acesso ou foram ouvidas, principalmente a população mais pobre, a chamada classe E, porem segunda a própria, atualmente mais de 74% dos brasileiros tem acesso a internet.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias