Home / Cotidiano

COTIDIANO

Líder de estudo da vacina Oxford diz que vacina será em dose menor e eficácia maior

A Universidade de Oxford que desenvolveu a vacina contra a Covid-19  e a farmacêutica AstraZeneca mostrou eficácia de 90% quando aplicada em meia dose seguida de uma dose completa, anunciaram os cientistas nesta segunda-feira (23).

Em contrapartida, a eficácia de duas doses completas foi menor, de 62%.

O cientista Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacinas de Oxford e que lidera os estudos, afirma que o motivo para isso ainda é "intrigante" para os pesquisadores.

"Esses 90% são um resultado intrigante. Acho que é um resultado realmente excitante e intrigante que precisamos aprofundar mais", afirmou Pollard em entrevista à BBC.

Outros cientistas do Reino Unido, que não participaram dos estudos, também repercutiram os resultados da vacina.“Esses resultados são intrigantes, com duas estimativas diferentes de eficácia, dependendo da dose usada com a vacina", avaliou Michael Head, pesquisador sênior em saúde global da Universidade de Southampton, na Inglaterra.

"Ainda não está totalmente claro por que meia dose e uma dose completa eram potencialmente mais protetoras, mas se os resultados finais continuarem a mostrar esse padrão de cerca de 90% de eficácia, isso permitiria um maior suprimento de vacina não apenas no Reino Unido, mas também em todo o mundo", disse.

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias