Home / Cotidiano

COTIDIANO

Médico que acompanha Maguito em UTI pretende fazer novas avaliações pulmonares no paciente

Em terapêutica para Covid-19 em São Paulo, prefeito eleito de Goiânia, tem previsão de passar por novas avaliações no intuito de estimar a capacidade dos pulmões de expelirem o gás carbônico.

O médico especialista em pneumologia Marcelo Rabahi, que segue acompanhando o quadro de saúde do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), declarou nesta segunda-feira (30), que o paciente pode passar por um teste para analisar se já consegue respirar sem ajuda de suportes.

Diagnósticado com o novo coronavírus, o político está há mais de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Maguito permanece sedado desde o 1° turno das eleições, no entanto, segundo o filho dele e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, a sedação foi reduzida no domingo (29), quando, conforme afirmou, o prefeito derramou lágrimas ao ser comunicado da sua vitória nas eleições. Por causa do tipo de sedativo, Daniel cogitou que é possível que o pai já não se lembre de ter recebido a notícia.

Segundo o site G1, Maguito Vilela foi eleito prefeito de Goiânia com 52% dos votos válidos. Ele disputava com Vanderlan Cardoso (PSD).

Rabahi acompanha o quadro de saúde do prefeito desde o início da internação. Segundo ele, Maguito tem apresentado melhora progressiva nos últimos dias.

"Os exames de ontem foram muito bons. Estamos decidindo se faremos o teste de 12 horas sem a ECMO [aparelho ligado ao corpo que cumpre as funções do pulmão] hoje ou amanhã. Há uma semana ele precisa da máquina só para retirada do gás carbônico, ou seja, há dias que ele consegue inalar o oxigênio sem ajuda," detalhou o pneumologista.

Conforme o médico, a inflamação nos pulmões de Maguito é o que o mantém internado. Ele completou que "há indícios de que o paciente está se recuperando" dessa condição.

Ainda de acordo com o especialista, Maguito está sedado, mas como é de rotina, tem alguns momentos de despertar, ainda inconsciente. Além disso, por causa da dificuldade para respirar, o paciente está passando por hemodiálise, a qual poderá ser interrompida assim que ele for liberado da ECMO.

"Ele está com hemodiálise contínua, mas não tem nenhuma lesão nos rins. À medida que se consegue equilibrar a acidez do sangue, pode se tirar a ECMO e a diálise também", destacou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias