Home / Cotidiano

COTIDIANO

Homem que chamou entregador de macaco é denunciado por racismo pelo MPSP

Um homem foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por racismo contra o entregador de comida por aplicativo, Matheus Pires Barbosa. O crime de racismo ocorreu em Valinhos no dia (31) de julho e ganhou uma grande repercussão ao ser divulgado nas redes sociais.

Na época que ocorreu o caso, Matheus se dirigiu até um condomínio da cidade, onde o solicitante do serviço, o contabilista Matheus Abreu Almeida Prado, do nada o chamou de lixo e semianalfabeto com as ofensas o agressor também disse que o entregador teria inveja de sua cor. O crime de racismo foi filmado por vizinhos que viram tudo.

A Promotora que investiga o caso Regina Mondin, declarou que os termos ofensivos foram utilizados com a intenção de desqualificar e humilhar o entregador, o homem queria mostrar sua superioridade e subjugar todos os integrantes da população negra.

Promotora afirma que no caso o agressor praticou racismo ao discriminar a cor e raça do entregador

Segundo a Promotora, o agressor agiu com a mesma intenção discriminatória de raça e cor, em menosprezo à população negra, ele cuspiu no entregador e, com deboche, imitou um macaco batendo em seu próprio peito e fazendo sinais e sons.

O agressor terá que pagar uma multa que pode chegar a R$ 27,6 mil. Em caso de reincidência, o valor pode aumentar para até R$ 82,8 mil.

O Ministério Público pediu que ele seja obrigado a pagar valor a ser determinado pelo Judiciário para reparação dos danos morais causados à vítima. A Polícia Civil de São Paulo também abriu um inquérito para investigar a acusação de injúria racial.

*Informações do UOL

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias