Home / Cotidiano

COTIDIANO

Falta de Oxigênio foi responsável pela morte de uma ala inteira em Hospital de Manaus

Na busca para conseguir oxigênio para os pacientes internados em hospitais de Manaus, em tratamento para a Covid-19, a informação é que pacientes estão vindo à óbito devido a falta do insumo. De acordo com o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Igor Spindola, não havia oxigênio em 200 leitos de UTI.

Segundo a matéria divulgada pelo Correio Braziliense, o caso mais grave foi registrado no Hospital Universitário, onde pacientes de uma ala inteira morreram devido a falta de oxigênio e asfixiados. A informação foi confirmada pelo responsável pela unidade de saúde Doutor Júlio, que afirmou que no momento a preocupação de todos no hospital é buscar por oxigênio para evitar a morte de pacientes pela falta do insumo.

Igor Spindola afirmou que foram apresentadas ações na Justiça contra o Estado e Governo Federal por omissão, e só a partir das ações é que eles tomaram as providências necessárias.

Falta de Oxigênio agrava crise no Amazonas e pacientes serão transferidos

O Amazonas vive nesse momento a segunda onda da Covid-19, com 5,9 mil mortos pela doença e 223 mil casos confirmados. Na última quinta-feira (14) quando o colapso no sistema de saúde se agravou devido a falta de oxigênio foram registradas 51 mortes e 3.816 casos confirmados.

20 mil metros cúbicos/dia estão sendo enviados para o Amazonas de Belém. Porém, vai demorar ao menos três dias para chegar, e a previsão é de que chegue no domingo (17) a primeira carga de insumo. Vale ressaltar que foi determinado que pacientes internados em Manaus sejam transferidos para outros Estados para conseguir atender a demanda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias