Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Goiânia: Hospital coloca cartaz na porta para avisar que fechou o pronto-socorro

Na manhã deste domingo (14), segundo o Painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), tanto a rede privada quanto a pública da capital estavam com 100% de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19.

Um hospital particular de Goiânia fechou o pronto-socorro para novos pacientes após a lotação dos leitos de enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O aviso que informa a falta de vagas foi publicado nas redes sociais da unidade.

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), pediu que as unidades não fechem as portas.

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), confirmou, por meio de nota, que os hospitais estão sendo obrigados a suspender temporariamente o atendimento nos prontos-socorros por total incapacidade de receber novos pacientes, por falta de profissionais, equipamentos e insumos.

Saúde em colapso

A presidente da Sociedade Goiana de Infectologia (SGI), Cristiane Kobal, afirmou que Goiás enfrenta atualmente um colapso no sistema de saúde tanto na rede privada quanto da rede pública.

"Se o colapso na saúde for não ter leitos o suficiente em tempo hábil para tratar os pacientes graves, eu entendo que estamos em colapso. Ou seja, não estou dando a oportunidade de tratamento adequado para aquele paciente que está com a forma grave da doença. Estamos enfrentando uma dificuldade tremenda de acharmos vaga tanto na rede pública quanto na rede privada para doente grave com Covid-19", afirmou.

Segundo o último balanço da SES, divulgado na tarde de sábado, Goiás registrou 432.878 pessoas contaminadas e 9.537 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. Foram 2.502 casos positivos e 65 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas.

A Prefeitura de Goiânia decretou, também no sábado, o fechamento do comércio não essencial por mais 14 dias no município, como forma de tentar com o avanço da pandemia.

Unidades devem continuar abertas

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou aos hospitais particulares de Goiânia que mantenham as unidades de pronto-socorro em funcionamento, a recomendação foi assinada no último sábado (13).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias