Home / Cotidiano

COTIDIANO

Doação de sangue: cães e gatos podem salvar vidas

Que a doação de sangue é algo comum e necessária já sabemos, mas o que não damos importância é a transfusão de sangue entre os animais de estimação. Uma pequena ação que salva milhares de vidas todos os anos, também pode ajudar um animalzinho que precise.

Os cães, por exemplo, podem ser doadores ou receptores de outros cães, desde que sejam compatíveis. Antes de uma transfusão, a tripagem sanguínea é realizada, a fim de verificar se as raças podem doar entre sim.

Os veterinários seguem uma tabela, onde indicam os possíveis doadores. Animais acima de 20 kg, entre um ano e meio até os oito anos de idade, ou seja, filhotes e idosos não podem doar. Além da tripagem sanguínea, os animais precisam passar por uma bateria de exames, a fim, de descartarem qualquer problema relacionado a saúde.

O intervalo mínimo entre as transfusões, no caso do doador, precisa ser de 45 a 60 dias. Já os felinos precisam estar acima dos 2 kg e ser um animal jovem.

O sangue colhido é armazenado em recipientes específicos para doação sanguínea. Eles podem ser estocados em bacos que estão disponíveis em diversos hospitais veterinários.

O animalzinho que recebe pode precisar de vários componentes, classificados como homocomponentes. Eles podem variar desde a transfusão do sangue como um todo, ou mesmo frações especificas, como papa de hemácias e concentrado de plaquetas.

Incentivo a doação

De acordo com o veterinário, não é comum que clínicas veterinárias estoquem sangue. Ele explica que, geralmente, quando necessário, é solicitado por meio de campanhas imediatas, ou seja, se a cidade tiver algum banco de sangue, o tutor acaba comprando o sangue.

Diferente do que acontece na área humana, existe um custo na manutenção dessas bolsas de sangue, já que não está disponível no setor público.

Contudo, há um cadastro que pode ser feito em que o tutor pode escolher uma clínica de confiança e, caso seu pet esteja dentro das classificações necessárias para ser um doador, a clínica poderá contar com a doação em casos de necessidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias