Home / Cotidiano

COTIDIANO

A importância da orientação vocacional na escolha da profissão

por Eliane Cardoso

A cada dia que passa o desafio para a escolha da profissão está cada vez mais complexo, afinal quanto maior o número de opções maior a chance de se equivocar ou não ser assertivo quanto ao futuro profissional.

Além disso, vivemos em um mundo em que as frustrações são cada vez mais comuns e é natural que nossos jovens se sintam ansiosos e estressados nesse momento crucial que é a decisão por uma carreira.

Por esse motivo é tão comum que vários jovens entrem na faculdade e continuem se questionando se realmente estão no caminho certo. Muitos desistem tão logo entram na universidade. Outros mais tarde e há, ainda, aqueles, que passam anos atuando em uma profissão que não gostam ou pela qual não têm vocação.

A verdade é que muitos jovens não têm maturidade para tomar essa decisão sozinhos, não têm experiência para realizar uma escolha tão importante e tão complexa, principalmente em mundo que está em constante mutação.

A orientação vocacional existe justamente para dar esse suporte e autonomia aos jovens em processo de escolha por uma carreira. Pessoalmente, lá atrás, eu tive muita dificuldade para realizar minha escolha profissional e há pouco tempo fiz minha transição de carreira.

Foi quando percebi que não estava sozinha e grande parte das pessoas que conheço também tiveram dificuldades e algumas passaram a vida se sentindo frustrados e insatisfeitos com sua vida profissional.

Uma característica das pessoas que obtém sucesso na vida profissional é saber aonde querem chegar: têm foco em todos os níveis. São visionários e consistentes. Pessoas de sucesso veêm o dinheiro como meio e não como fim, têm um propósito claro e bem definido, possuem crenças fortes de identidade, de capacidade e de merecimento, têm brilho nos olhos, vontade de acordar para fazer o que tem que ser feito.

Para atingir o sucesso é preciso saber que desafios vão sempre existir, mas que é fundamental andar para frente e superar os obstáculos. E que o verdadeiro êxito não está associado apenas a uma área especifica, mas a todas as áreas de forma sistêmica.

A orientação vocacional traz, cada vez mais, clareza em relação ao autoconhecimento, autoresponsabilidade, foco e estratégia da jornada e fortalece todas as crenças de identidade, capacidade e merecimento do estudante.

No processo, realizamos a análise de perfil comportamental dentro de uma metodologia própria, para trazer ainda mais clareza sobre pontos fortes, pontos de melhoria, habilidades, competências e ainda ferramentas para construção de um plano de ação. Através da orientação vocacional, o jovem vai entender quais são as suas inteligências mais desenvolvidas dentro das inteligências múltiplas.

É um momento de autoconhecimento para não repetir padrões de comportamento e serem verdadeiros com seus próprios desejos e anseios. É acima de tudo, uma jornada para fazer escolhas inteligentes e que sejam 100% baseadas na personalidade e anseios próprios.

Obviamente, o processo não é a chave para resolver tudo, mas uma ferramenta importante para a transformação pessoal, da concretização de sonhos e de sucesso profissional, que não significa apenas ganhar dinheiro e ser financeiramente bem sucedido, mas ser satisfeito e feliz com as próprias escolhas.

Eliane Cardoso e psicopedagoga e orientadora vocacional

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias