Home / Cotidiano

COTIDIANO

CLUBES DA SÉRIE A QUEREM CRIAR LIGA PARA ORGANIZAR O BRASILEIRÃO

Dezenove dos 20 clubes da Série A assinaram na tarde desta terça-feira (15) um documento que demonstra o interesse em criar uma Liga para organizar o Brasileirão, que hoje é gerido pela CBF. O documento foi entregue à direção da entidade numa reunião realizada no Rio de Janeiro. A intenção é organizar o torneio já na próxima temporada.

Segundo o globoesporte. com, único clube que não assinou o documento foi o Sport porque o presidente do clube, Milton Bivar, renunciou ao cargo nesta terça-feira e ainda não há uma previsão de quando um novo processo eleitoral começará.

As movimentações, que já ocorriam há semanas, ganhou força depois da queda de Rogério Caboclo da presidência da CBF depois que denúncias por assédio sexual e moral se tornarem públicas.

Os dirigentes se reuniram primeiramente em um hotel para colocar a ideia no papel e alinharem a ideia que seria apresentada à CBF. A reunião com o presidente interino, Antônio Carlos Nunes e seus diretores, tiveram outras pautas, mas os representantes dos clubes pediram prioridade na criação da liga.

Os dirigentes também pediram maior participação nas decisões da entidade. Segundo o estatuto da CBF, os clubes – representados pelos seus presidentes e vices – só podem participar das Assembleias Gerais Eleitorais. Clubes têm poder de voto menor se comparado às federações estaduais nos pleitos. Votos da federação têm peso 3, enquanto os dos clubes da Série A têm peso 2.

Para criação de uma liga, a decisão precisa passar por uma Assembleia Geral Administrativa, que apenas as 27 federações estaduais participam. Além desse tipo de decisão, as AGAs são as responsáveis por destituir o presidente e votar as prestações de conta da confederação. Logo, para tirar o poder das federações, os clubes precisarão superar o próprio poder das federações.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias