Home / Cotidiano

COTIDIANO

Departamento de justiça dos EUA processa Geórgia por regras eleitorais mais rígidas

O departamento de justiça dos Estados Unidos (EUA) comunicou nesta sexta-feira(25) que irá processar judicialmente o estado da Geórgia, por ter tornado mais rígidas as regras eleitorais do estado, que foi considerado pelo Governo federal violação dos direitos civis.

O procurador -geral do Estados Unidos ,Merrick Garland, em entrevista, relatou que a nova lei eleitoral é no entanto discriminatória , principalmente contra eleitores negros. Ainda segundo ele, seus procuradores vão apurar varias ameaças sofridas por voluntários durante apuração de votos das eleições presidenciais.

No final do mês de março, a Geórgia aprovou uma nova lei onde as regras eleitorais são mais rígidas. Porém, está nova lei foi criticada pelo Presidente Joe Biden e políticos democratas, no qual teve apoio a medida do congresso estadual da maioria republicana, e chegou a ser vacinada pelo governo Brian Kemp.

Mudanças

Umas das principais mudanças que chamou a atenção foram as regras da votação por correio , ou seja mais de 1,3 milhões de moradores da Geórgia t utilizaram esta modalidade de voto nas eleições presidenciais de 2020, na campanha eleitoral onde Joe Biden venceu seu oponente Donald trump , e se tornou o primeiro democrata a vencer no estado deste 1992.

Apoiadores do ex-presidente Donald Trump, acusam as autoridades eleitorais de fraude nas votações enviados por correios. Mas não encontrou nada de irregular nesta votação onde os resultados foram validados por tribunais e congresso dos EUA.

Os democratas políticos chamaram a medida de "supressão de votos" e as regras foram comparadas aos tempos de segregação racial nos Estados unidos em outras palavras quer dizer que houve separação de grupos sociais.

Mas os republicanos declaram que as mudanças trazem mais segurança no processo eleitoral e ajuda a evitar erros.

Anteriormente em entrevista coleticva o Presidente achou esta medida doentia e anti americana mas que ria pensar em mudar esta medida.

"É doentio decidirem que em alguns estados você não pode levar água a pessoas esperando na fila para votar, decidirem que vai interromper a votação às 5 da tarde, quando as pessoas ainda estão saindo do trabalho, decidirem que não vai haver votos por correio nas mais rígidas circunstâncias",  criticou

A décadas os votos pelos correios predominam, nas elei~çoes americanas, porém em 2020 com a pandemia em cada estado tinha suas próprias regras para contar os números de votação , mesmo com atrasos, Joe Biden saiu vitorioso quatro dias depois dos fechamentos das urnas .

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias