Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pedagogia: da estrutura do curso às áreas de atuação

O curso de pedagogia é um dos mais buscados em todo o país há alguns anos. Nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, o curso foi um dos mais concorridos.

Ainda, as aplicações do pedagogo são voltadas para um setor bem específico da sociedade: o setor educacional com ênfase específica na educação infantil e formação de cidadãos.

Visto desta forma, o curso de pedagogia, além de concorrido, é extremamente importante para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e igualitária.

Com este contexto em mente, o objetivo do artigo de hoje é explorar um pouco mais sobre a estrutura do curso superior em pedagogia, as áreas de atuação deste profissional e possíveis temas para projetos acadêmicos na área, como textos sobre ética no Brasil, a educação infantil e seus desafios na pandemia e alguns outros temas.

Vestibular em pedagogia e a entrada no curso superior

O primeiro passo para ingressar na área da pedagogia, depois do interesse e curiosidade, é a realização de um vestibular neste curso, o que pode assegurar sua vaga em uma universidade que ofereça o curso de pedagogia.

Usando os moldes da prova do ENEM como exemplo, os pontos mais importantes para o inscrito em pedagogia no vestibular são:

  • Redação
  • Biologia
  • Ciências Humanas
  • Sociologia
  • Matemática

Ainda, a nota de corte deste curso na prova do ENEM gira em torno dos 600 pontos, podendo variar ano após ano de acordo com a concorrência e relevância do curso.

Após o ingresso em um curso superior de pedagogia através do vestibular, é hora de se atentar à estrutura do curso de pedagogia.

Como funciona o curso de pedagogia?

O primeiro ponto a se analisar dentro do curso, até mesmo antes de realizar a prova do vestibular é ver se o seu perfil se encaixa com o perfil de um pedagogo.

Esta graduação visa formar profissionais que irão atuar direta ou indiretamente com a educação infantil, seja em escolas, ou em espaços de educação informal.

Portanto, esta área é indicada para pessoas que tenham facilidade e afinidade em lecionar e também que gostem de estar perto de crianças, pois a rotina do pedagogo se baseia inteiramente nestes pontos.

O curso superior de pedagogia possui duração média de 4 anos, podendo variar de acordo com a modalidade escolhida e com a instituição.

Além de ser um curso oferecido nas modalidades EAD e presencial, é possível também optar pelo bacharelado ou pela licenciatura em pedagogia.

A grande diferença entre os cursos de licenciatura e bacharelado é que o licenciado irá atuar diretamente com o ensino, sendo professor de educação infantil, enquanto o bacharel poderá atuar na gestão escolar, manejo de disciplinas infantis e também no acompanhamento de crianças.

De forma resumida, o licenciado irá dar aulas enquanto o bacharel irá atuar em outras áreas, consideradas mais técnicas.

Quanto à grade curricular deste curso, o aluno de pedagogia irá ver disciplinas como:

  1. Letramento e Alfabetização
  2. Biologia de Educação
  3. Psicologia Infantil
  4. Filosofia da Educação
  5. Educação Inclusiva
  6. Organização do Trabalho Docente
  7. Linguagem Brasileira de Sinais
  8. Pesquisa e Prática Pedagógica
  9. Relações Humanas
  10. Gestão Escolar
  11. Fundamentos da Infância

A maior parte das disciplinas vistas ao longo deste curso são relacionadas às ciências humanas, à biologia, às relações humanas e às práticas didáticas e inclusivas no ensino infantil.

Aplicações do pedagogo

Após o momento da graduação no curso de pedagogia, o formado poderá atuar em diversas áreas voltadas para a educação infantil e o ambiente escolar, como por exemplo:

  • Salas de Aula
  • Empresas
  • Hospitais
  • Educação Inclusiva e Especial
  • Psicopedagogia
  • Pesquisa Científica
  • Consultorias e Assessorias
  • Museus e Espaços de Educação Informal

O mercado de trabalho do pedagogo é extremamente amplo, apesar de ser direcionado à educação, ainda mais se o aluno realizar uma pós-graduação ou uma especialização depois de seu curso.

A psicopedagogia, por exemplo, permite que o profissional realize acompanhamentos individuais com as crianças, identificando dificuldades, obstáculos e possíveis barreiras durante o crescimento.

Temas para TCC dentro da pedagogia

Segundo o website Adyhoc, alguns possíveis temas para o desenvolvimento de um TCC em pedagogia são:

  1. Filhos de casais homoafetivos nas escolas
  2. Diversidade cultural nas escolas
  3. Literatura Infantil e letramento inicial
  4. Uso da Internet nas práticas didáticas
  5. O papel do coordenador pedagógico
  6. Educação Inclusiva
  7. Relação professor-aluno
  8. Pedagogia hospitalar

Ainda, todos estes temas, atualmente podem ter uma ênfase no contexto de pandemia que estamos vivendo, como por exemplo a educação inclusiva no contexto de pandemia, o papel do professor e do coordenador pedagógico na educação remota e também exercícios didáticos em período de pandemia.

Conclusão

A pedagogia é uma área ampla, apesar de seu enfoque claro dentro da educação infantil, de modo que o pedagogo pode atuar em diversos ambientes, como por exemplo hospitais, creches e espaços de educação informal.

Além disso, a atuação do pedagogo, como dito ao longo do artigo, é essencial para o desenvolvimento de jovens e para a manutenção de uma sociedade justa, saudável e igualitária.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias