Home / Cotidiano

COTIDIANO

Quem disse que casa própria não é investimento para solteiros?

Existe um dito popular bastante conhecido que diz “Quem casa quer casa”. Mas os tempos mudaram e hoje, os solteiros também querem um lar para chamar de seu. Mas será que existe uma época certa da vida pra comprar um imóvel?

Segundo o consultor imobiliário Edvaldo Carlos Ramos, a resposta é não. Um bom negócio vai depender muito mais das oportunidades, mas para os solteiros comprar um imóvel tem vantagens. A primeira delas é justamente uma renda menor. Se a pessoa acabou de sair do ensino médio, de um curso técnico ou superior e ainda não tem um grande salário, pode investir em um imóvel popular aproveitando as baixas taxas de juros.

“Para uma renda abaixo de R$ 5.000,00, por exemplo, na Caixa Econômica Federal ela fica entre 5,5 e 7% ao ano e se a gente fizer um comparativo com a inflação, que fica em torno de 5% ao ano, fica quase elas por elas”, explica Edvaldo. E a segunda, lembra o consultor, é o fato de não ter filhos e não ter que se preocupar com mensalidade escolar, assistência médica familiar e outras despesas de quem já constituiu uma família.

Edvaldo reforça que um imóvel é um patrimônio que vai valorizar ao mesmo tempo em que o valor da parcela do financiamento vai diminuir. E se a compra for para investimento e não para morar, o valor do aluguel, na maioria das vezes, é maior que o da prestação. “Ás vezes o jovem não quer investir em imóvel porque tem a perspectiva de mudar de cidade ou de país e acha que vai ficar preso, mas isso é mito. Na verdade essa é uma maneira dele fazer uma poupança, que como eu disse pode se transformar em renda com aluguel ou ser vendida e ser uma entrada caso ele queira comprar um imóvel em outro lugar”.

Além de uma planta moderna, academia, área verde, segurança e a comodidade de um centro comercial próximo são atrativos para os solteiros que possuem um perfil predominante de trabalhar fora o dia todo. “Por fim é preciso lembrar que hoje qualquer pessoa que trabalhe pode fazer um financiamento. O contracheque deixou de ser uma exigência, a fonte de renda pode ser constatada por declaração do imposto de renda, certificado de MEI ou mesmo pelo bom relacionamento com o banco”, reforçou o Edvaldo.

Cleiton da Silva Leite, de 36 anos, é solteiro e queria privacidade. Foi aconselhado pela família a investir no próprio imóvel. E o DJ não se arrepende de ter acatado a sugestão, já está no segundo imóvel, desta vez um apartamento no Residencial Tropicale com uma ampla área de lazer. “Gosto de ficar em casa, de descansar”. Além de ter conseguido o conforto e o sossego que procurava, Cleiton está construindo seu patrimônio.

Ângela Brasil é assistente social é solteira, tinha um imóvel no município de Formosa e acaba de adquirir um apartamento no Residencial Tropicale em Goiânia. “Uma amiga de faculdade, que é corretora, me falou da oportunidade, me mostrou o apartamento e me falou do custo benefício.

A princípio fiquei pensativa porque moro perto do meu trabalho, mas pago aluguel, quando vi que o imóvel cabia no meu orçamento eu fechei negócio”, contou a funcionária pública. Além da área de lazer o condomínio oferece uma área comercial com empório, restaurante, e serviços como salão de beleza. Ela é o Bob Marley, um peludinho muito simpático, já pegaram as chaves e estão felizes com a mudança.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias