Home / Cotidiano

COTIDIANO

Festivais, fábricas e até um mosteiro são dedicados à cerveja em países europeus

Um estudo publicado em maio deste ano pela Credit Suisse, da Euromonitor e da Statista, mostra que os brasileiros estão em terceiro lugar entre os maiores consumidores de cerveja, atrás apenas da China e Estados Unidos.

Uma pesquisa realizada pela empresa alemã Barth-Hass Group, em 2011, analisa proporcionalmente o consumo da cerveja e o número de habitantes maiores de 18 anos, aponta que a bebida é mais consumida entre os países europeus, que dedica festivais, como Oktoberfest e St. Patricks Day, fábricas e mosteiros a ela.

Com o avanço da vacinação, foi liberada a entrada em alguns países. Veja alguns destinos para quem ama uma cerveja gelada:

Munique - Alemanha

Cidade onde acontece a Oktoberfest. A festa tem entrada gratuita e os turistas podem experimentar, pelo menos, 38 tipos de cerveja diferentes, em 17 tendas grandes e 21 pequenas. O litro da caneca de chopp custa, em média, 12 euros. Além de um parque de diversões e as apresentações para assistir.

Dusseldorf - Alemanha

O safári das cervejas em Dusseldorf têm cinco cervejarias especializadas em Alt. Esta cerveja é fabricada à moda antiga, mais amarga e escura, com validade de seis a oito semanas. O passeio dura duas horas, com compra de ingresso e agendamento de horário on-line no valor de 29,80 euros.

Erdinger – Alemanha

A maior cervejaria de trigo do mundo é perto de Munique e combina tradição com tecnologia moderna. Mais de um milhão de garrafas saem da cervejaria todos os dias, mas o turista pode saborear sua Weissbier no jardim da cervejaria. O tour de três horas inclui degustação, além de passar por todo o processo de fabricação da cerveja. O ingresso pode ser comprado online e custa 17 euros.

Dublin - Irlanda

A festa mais famosa da Irlanda e a célebre cerveja verde comemoram o dia de São Patrício, o padroeiro da Ilha Esmeralda, todo dia 17 de março. O país e a cerveja adquirem tons esverdeados para brindar.

Guiness - Irlanda

Na The Guiness Storehouse, em Dublin, a cerveja é escura de sabor forte e espuma densa, tudo em mais de 260 anos de história. Está aberta até às 19h de domingo a quinta, já sexta e sábado funciona a até às 21h30. O ingresso custa a partir de 15 euros.

Camden Town Brewery – Inglaterra

Também conhecido como o bairro em que Amy Winehouse morava, a Camden Town Brewery foi fundada em 2010 têm vários tipos de cervejas, entre Pale Ale, Pilsner Lager, Unfiltered Hills, Inn Stout, a coroa da rainha e a Camden Hells Lager. A fábrica para visitação de sexta a domingo e o tour com degustação custa 20 libras.

Chimay – Bélgica

A Bélgica é um dos principais centros de produção de cerveja do mundo, entre os diversos tipos fabricados no país, o mais famoso são as cervejas trapistas. Para receber este título, a cerveja deve ser produzida como atividade secundária nos mosteiros ou sob a supervisão dos monges. A mais famosa é a Chimay, produzida desde 1862. O Chimay Experience custa 6.50 euros e é um espaço exclusivo para descobrir a história e degustar a bebida.

Leffe – Bélgica

A cervejaria Leffe fica na cidade de Dinant, perto da fronteira com a França. Com conhecimento transmitido de geração para geração por quase oito séculos, começou nos corredores de um antigo mosteiro, hoje convertido no hotel chamado “La Merveilleuse”. No tour, o visitante tem experiências interativas, telas sensíveis ao toque e degustação. 

Heineken – Holanda

É a maior cervejaria do país, com mais de 150 anos de história. A visita é divertida até para quem não gosta de cerveja. Além de conhecer o processo de produção na antiga fábrica hoje desativada, o amante da Heineken pode estar todos sentidos, sentir o lúpulo, provar o mosto e cheirar os aromas autênticos da cervejaria.

O Heineken Experience passar por diversos setores interativos e, ao final, o visitante participa de jogos com outros cervejeiros com prêmios que vão de uma caneca de cerveja a objetos customizados com a marca da bebida. O passeio custa 18 euros.

Brouwerij de Molen – Holanda

Loocalizada em Bodegraven, na Holanda, esta cervejaria artesanal fica cerca de 30 minutos de carro de Amsterdã. Já ocuparam a primeira posição de top cervejeiro na Holanda pela RateBeerBest e sempre estão entre os 100 melhores do mundo.

O local fabrica diversos estilos de cerveja, como Stout, Porter, Barley Wine, Bitter, Pale Ale, Sour, Lager e Saison. Os tours na Brouwerij de Molen devem ser reservados antecipadamente, demoram 1h30 e custam 17,50 euros.

*Com informações do iG 

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias