Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governo reorganiza hospitais estaduais, que deixam de atender apenas urgências

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), publicou, nesta terça-feira (10/08), o decreto nº 9.922, que reorganiza o Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, insere novas unidades e padroniza a nomenclatura dos respectivos equipamentos públicos. O documento organiza o perfil dos hospitais estaduais, que não se limitam a atender apenas casos de urgência e também são referência para cirurgias eletivas.

“Essa necessidade de reorganização não se limita somente à mudança de nome, pois várias unidades foram estadualizadas e inauguradas pelo governador Ronaldo Caiado, sendo acrescentados como hospitais do Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. “Algumas estavam fora do organograma, e o decreto veio organizar essa rede, reforçando que são unidades estaduais”, complementa Alexandrino.

Na nomenclatura anterior, os hospitais eram identificados como unidades de urgência. Entretanto, com a ampliação dos serviços da rede, esses locais também realizam outros tipos de atendimentos, como cirurgias eletivas ortopédicas, abdominais (vesículas) e ginecológicas de baixa e média complexidade, por exemplo. “Essa adequação vai traduzir o que o hospital realmente é”, diz o titular da SES-GO.

“Com a publicação da portaria que retoma as cirurgias eletivas, as unidades estaduais já podem iniciar os procedimentos desde já. Elas precisam se imbuir”, pontua Ismael. Ele destaca ainda que com os locais assumindo a postura de hospitais estaduais e que não atendem somente urgência, a população consegue identificar melhor o perfil de atendimento oferecido.

Entre as unidades com adequações no nome estão o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Heapa); Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso).

Além disso, o decreto padroniza o nome das Policlínicas Estaduais e de unidades estadualizadas e acrescentadas à rede pela atual gestão, como os hospitais de Formosa, Itumbiara, Jataí, Luziânia e São Luís de Montes Belos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias