Home / Cotidiano

COTIDIANO

Com a chegada da primavera é preciso ter mais atenção às doenças respiratórias

Com a chegada da primavera, portadores de doenças respiratórias precisam ficar atentos às características da estação. As alergias tornam-se frequentes e podem ser facilitadoras para o agravamento de outros sintomas.

As crianças são as mais afetadas, com as doenças típicas desse tempo, principalmente nas idades entre 6 meses e 5 anos. O clima fica seco, a temperatura aumenta e com isso, as infecções respiratórias se manifestam em forma de alergias e algumas doenças virais, comuns deste período.

A professora curso de Enfermagem da Estácio, Christina Souto, alerta sobre as medidas de prevenção. “É importante tratar as alergias, lavar o nariz para evitar reações alérgicas (presença de partículas que causam alergias), lavar sempre as mãos, evitar aglomerações, além de manter uma alimentação saudável, com muita ingestão de frutas e verduras”, ressalta a docente.

Os problemas respiratórios aumentam também em função da liberação do pólen e do tempo seco, ocasionado pela baixa umidade do ar, levando ao surgimento de quadros de rinite, bronquite e asma. Por isso, é importante ter alguns cuidados para evitar as complicações no organismo como:

Manter lençol, cobertores e fronhas limpas, trocando-os com frequência; hidratar bastante o corpo para evitar o ressecamento das vias aéreas respiratórias; evitar exposição a fumaças de cigarro, queimadas, poeira, fuligem, etc.

“Além disso, é essencial conservar ambientes arejados, evitar o uso de vassoura, limpar o piso e móveis com pano úmido, evitar contato com pessoas com doenças virais (gripe, Covid-19, etc), e, por fim, alimente-se bem, tenha preferência por alimentos leves”, finaliza a professora.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias