Home / Cotidiano

COTIDIANO

Começa a faltar água em Goiás

A cada ano que passa, a crise hídrica é antecipada no estado de Goiás. Isto ocorre em função das mudanças climáticas, do desmatamento, da falta de chuvas e da não proteção das nascentes e dos mananciais de água. Com a baixa vazão dos reservatórios, muitos municípios já começam a enfrentar problemas no abastecimento.

A Saneago já atende em sistema de rodízio, algumas cidades, entre elas, Goianésia, São Luiz do Norte e São Luís de Montes Belos. Outros municípios, como Crixás e Caldas Novas também já enfrentam problemas de abastecimento.

O problema da falta de abastecimento é reflexo da falta de investimentos no setor nos últimos 20 anos. Em nota, a Saneago explica ainda que as ações são necessárias devido à crise hídrica, ao prolongamento da estiagem e ao aumento do consumo de água em todo o estado de Goiás.

Outros municípios como Abadiânia e Senador Canedo, que tem companhias municipais de água, também já relataram problemas no abastecimento com a seca prolongada e a baixa vazão dos mananciais. Moradores de Senador Canedo, nos bairros mais altos, chegaram a ficar uma semana sem água.

A tendência é que a crise avance e se amplie para outros municípios já que chuvas constantes só devem ocorrer em Goiás após a segunda quinzena de outubro, ou seja, daqui a cerca de 30 dias.

Ministério Público

O Ministério Público do Estado de Goiás manifestou preocupação com a situação e já pediu à Saneago a relação das cidades com risco maior em relação ao . abastecimento de água, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias