Home / Cotidiano

COTIDIANO

Rafael Lara defende suporte da OAB-GO à advocacia jovem com "incubadora de novos escritórios"

Projeto do Movimento Compromisso com a Advocacia foi apresentado aos jovens advogados goianos em encontro nesta quinta-feira. Na ocasião, Lúcio Flávio de Paiva fez fortes críticas à oposição, que tenta sustentar perfil de "nova gestão para a Ordem"

Um happy hour com a advocacia jovem de Goiás reuniu numerosos advogados e advogadas na Casa do Compromisso nesta quinta-feira, 23. Na ocasião, o pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) Rafael Lara falou sobre o projeto do Movimento Compromisso com a Advocacia de proporcionar um efetivo e integral suporte aos novos advogados. O atual presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, fez fortes críticas à oposição, que tem tentado sustentar um perfil de "gestão nova para a Ordem", mas que, segundo ele, na verdade, pertence a um grupo antigo com tradições não muito democráticas.

Rafael Lara, como a maioria dos advogados em Goiás, iniciou sua carreira profissional sem apadrinhamentos ou sobrenomes de peso e enfrentou diversas dificuldades nos primeiros anos de exercício da advocacia. Conhecendo bem esse cenário de adversidades, Lara defende a criação de uma rede de suporte integral da OAB-GO aos jovens advogados, a qual chamou de "incubadora de novos escritórios". “Essa advocacia que chega agora, com poucos anos de mercado, já inicia uma incubadora de novos escritórios. E queremos que a Ordem receba esses novos escritórios com suporte contábil, administrativo, de marketing, de cursos e do que mais for necessário para quem começar, começar bem, com investimentos adequados ao início da advocacia”, afirmou o pré-candidato.

O diretor-geral da ESA-GO explicou ainda que os ideais para a administração da seccional goiana incluem sim a manutenção e continuidade dos benefícios conquistados, mas que são pautados em novos e ampliados avanços. "São novos tempos. E não é repetindo o passado que a gente garante uma receita de futuro. A gente precisa trazer agora um novo projeto para a advocacia, sem abandonar a experiência que nós conquistamos". Em seu discurso, Lúcio Flávio lançou mão do mesmo raciocínio e declarou sua confiança em Lara. "Eu gostaria que vocês soubessem: o Rafael é a pessoa na qual eu confio um legado de seis anos de muito trabalho que tive à frente da OAB Goiás. Ele tem a capacidade de conservar os ganhos e de projetar um futuro brilhante para nossa OAB", disse o presidente.

O atual gestor da seccional revelou o que mais ouviu dos advogados na eleição de seu primeiro mandato, em 2015, comparando com o discurso da oposição de necessidade do "novo" na gestão da Ordem. "Doutor Lúcio Flávio, nós estamos votando no senhor para reconstruir a OAB de Goiás. E foi isso que nós fizemos nos últimos seis anos. E aí eu acho muito engraçado olhar a nossa oposição e ver que ela se auto intitula de nova, quando na verdade, se você olhar com um pouquinho de cuidado, vai ver que de nova não tem nada. Sabe quem tá lá? É uma OAB muito velha, a OAB que sucateou a nossa instituição, caciques donos de grandes escritórios que mandaram com mãos de ferro na OAB de Goiás durante anos", criticou.

O evento contou com a presença em peso de jovens advogados e advogadas goianos e teve diversas manifestações de apoio à pré-candidatura de Lara. A advogada Ana Alice Oliveira Lemes, que atua nas áreas civil e imobiliária, compartilhou as dificuldades enfrentadas em início de carreira e revelou que anseia por mais oportunidades para a advocacia jovem, reconhecendo o trabalho de incentivo de Lara aos profissionais iniciantes. “O Lara tem essa humildade de nos apoiar e acolher. Não posso dizer que não tive oportunidades, mas falta um suporte maior. E ele tem isso, até mesmo por ser diretor da ESA, ele orienta e dá uma luz a quem precisa. Eu, por exemplo, entrei muito jovem na Comissão de Direito Civil e foi um baque, mas no primeiro ano eu já fiz uma palestra, em plena pandemia, graças ao incentivo dele. Então acho que falta esse impulsionamento, essa conversa, orientação e oportunidade. Então é por isso que ele é o meu candidato", contou Ana Alice.

Mariana Vieira de Castro é advogada civilista e compartilha da opinião da colega. Ela ainda faz uma avaliação muito positiva da Escola Superior de Advocacia. “Eu participei de diversos cursos pela ESA e isso foi excepcional pra gente que estava saindo da faculdade e iniciando nessa carreira. Eu já conhecia o trabalho do Lara desde muito antes de me formar, sempre gostei do auxílio dele a outros advogados. E quando eu soube que ele seria candidato eu já sabia que meu voto era dele. Sem falar que ele deu voz à advocacia jovem; por diversas vezes estivemos reunidos e ele nos permitiu colocar em pauta o que a gente via que era necessário para auxiliar a advocacia que estava iniciando", justificou a advogada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias