Home / Cotidiano

COTIDIANO

Turismo em Goiás: do tradicional ao natural

Goiás é, sem dúvidas, um estado muito bem abastado no que se refere ao turismo. A região oferece desde cachoeiras e cavernas com paisagens exuberantes, até parques aquáticos com piscinas quentes e ondas artificiais. Além, claro, das cidades históricas que contam a história do nosso estado.

No Dia Mundial do Turismo, separamos lugares incríveis e próximos de Goiânia que nos fazem viajar, literalmente, no tempo e também nos encantos de um estado repleto de paisagens exuberantes que atraem pessoas do mundo inteiro.

Pirenópolis

Localizado a 120 km da capital, Pirenópolis, ou "Piri", é uma cidade histórica de 293 anos, que oferece os mais diversos tipos de lazer. Sua arquitetura colonial nos remete ao passado, com construções antigas e preservadas, museus que contam a história da cidade e igrejas. A Rua do Lazer, com uma forte presença boêmia e gastronômica, é uma ótima opção para curtir em família ou entre amigos.

Na cidade há inúmeros hotéis e pousadas para os mais diversos gostos.

Não muito longe dali, é possível aventurar-se em trilhas com paisagens fasciantes, uma delas é a Trilha do Abade, com extensão de 500 metros em passarelas de pedra e madeira, além de contar com mirantes. Ao final da trilha, há uma cachoeira com 22 metros de queda.

Caldas Novas e Rio Quente

Distante 152 km de Goiânia, os municípios são conhecidos por deter a maior estância hidrotermal do mundo.

Entre as duas cidades, está localizado o Parque Estadual Serra de Caldas Novas, que oferece o turista várias fontes que se convertem em riachos em meio a vegetação e natureza abundantes. A visitação é controlada para que o cerrado goiano continue sendo preservado, bem como o manancial hidrotermal. No Parque há trilhas, cachoeiras e inclusive a prática de ciclismo (mountain bike).

O Hot Park é um parque de diversões que atrai pessoas do país e do mundo todo. Para quem procura por diversão, é o lugar ideal, o local conta com mais de 15 atrações, incluindo Aerobike, Half Pipe, Acqua Rice, Clubinho da Criança, entre outros. É o único parque aquático do Cerrado que abastece a água quente natural da região. De acordo com o site Melhores Destinos, o Hot Park é o 9º parque aquático mais visitado do mundo, com 730 mil convidados.

Em Caldas Novas, há inúmeros condom´ínios que contam com piscinas de água quente, morna e fria, toboáguas, saunas, além dos parques aquáticos.

Formosa

A cidade possui grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas e rampas de voo livre. Para os amantes da adrenalina, o Salto do Itiquira é uma boa opção, é o maior do Planalto Central, com 168 metros que queda livre, e o Vale do Paranã, onde acontece o campeonato mundial de voo livre.

Salto do Itiquira (Foto: Reprodução/Brasília Tour)

Para quem procura um refúgio, o Buraco das Araras é uma excelente opção. É a segunda maior dolina de colapso do Centro-Oeste, em seu interior há uma densa floresta úmida, portando grandes samambaias e uma caverna secreta banhada por rios subterrâneos de água cristalina.

Cidade de Goiás

Tombada como patrimônio mundial pela UNESCO, a Cidade de Goiás é uma viagem no tempo. Com suas ruas de pedra e casas que sobrevivem por mais de 290 anos, a cidade é um paraíso cultural que fascina e entrega ao turista uma imensa bagagem cultural.

``Às margens do Rio Vermelho, está o Museu Casa de Cora Coralina, que é nada mais do que a casa onde viveu uma das maiores poetisas goianas, Cora Coralina. O museu realiza atividades educativas, artísticas, ambientais com a finalidade de valorizar a identidade sociocultural do povo goiano, além de preservar a memória de Cora.

Ao lado do Museu de Cora, há o Instituto Biapó, que frequentemente realiza exposições de artes rotativas, e tem como finalidade ser um canal de apoio ao patrimônio artístico cultural.

O Museu de Arte Sacra da Boa Morte está localizado no centro histórico da cidade. Em 1762, o edifício foi construído para abrigar uma Igreja para Santo Antônio de Pádua. Atualmente, o museu conta com um acervo de mais de 900 peças. Grande parte delas sendo artes sacras e objetos religiosos.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias