Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vacinas da CoronaVac que foram suspensas são aplicadas em Goiânia

Vacinas da CoronaVac que foram suspensas pela Agência Nacional de Saúde (SMS), chegaram na capital de Goiânia. Cerca de 2,2 mil doses, e foram aplicadas cerca de 1,7 mil doses na população. O restante das doses serão devolvidas a Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A SES-GO havia informado que “todos que foram vacinados com esse lote serão contatados pela prefeitura e que não há necessidade de se dirigirem a alguma unidade”.

Todas as orientações estão sendo seguidas de acordo com o Ministério da Saúde (MS), por isso "todos os lotes vão estar suspensos e irão ficar armazenados até a avaliação da Anvisa e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)".

Já foram aplicadas cerca de 6.243,274 doses desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, sendo dos laboratórios Janssen, AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac. No total, o estado já recebeu cerca de 7.480,760 vacinas.

Lotes suspensos

Anvisa determinou neste sábado (4), a interdição cautelar de alguns lotes da CoronaVac, não podendo ser aplicada e nem distribuída, pois, não foram aprovadas na Autorização de Uso Emergencial (AUE). A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a Agência, são mais de 12 milhões de doses que estão nessa situação e não podem ser aplicadas.

o Instituto Butantan disse em nota que "a medida da Anvisa não deve causar alarmismo" e que o próprio instituto alertou a agência por "extrema precaução". O Butantan declarou ainda que "convida a cúpula da Anvisa para voltar a conhecer as instalações das fábricas da Sinovac" na China.

O Instituto Butantan informou que outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, e que somam 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

#Informações do G1

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias