Home / Cotidiano

COTIDIANO

Fernando de Paula deve assumir Casag, se Valentina Jungmann for eleita

A chapa de Valentina Jungmann na disputa para a OAB-GO contempla um nome com experiência jurídica, capacidade de articulação política e atuação consolidada em gestão executiva e governança. Fernando de Paula é advogado empresarialista e um dos entusiastas pela montagem da chapa OAB pra Todos, que inova com a primeira mulher candidata à presidência da Ordem em 80 anos da entidade.

"Não é mais possível admitir que alguém com o currículo vasto e sedimentado, de conduta ilibada e lisura comprovada, saber jurídico notório e com tradição de defesa do sistema OAB, ficasse de fora da disputa por ser mulher", disse Fernando de Paula em evento da pré-campanha de Valentina Jungmann.

Dono de grande pragmatismo, de Paula compôs ao lado de colegas como José Balduino Décio, Marisvaldo Cortez, Renata Barbieri, Maura Domiciana, Juscimar Ribeiro, Cristine Pavan, Rubens Fernando, Valéria Pelá, uma pré-candidatura que cresceu e ganhou corpo com a adesão de nomes como Julio Meireles, Leon Deniz, Bruno Pena e Humberto Macchione.

Experiente

Com 43 anos, 18 anos na advocacia, casado, pai de dois filhos, Fernando já foi eleito duas vezes Conselheiro Federal por Goiás (gestão 2016/2018 e 2019/2021) e foi vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Imobiliário (gestão 2016/2018). Atualmente preside a Comissão Especial de Apoio Jurídico à Micro e Pequena Empresa (gestão 2019/2021 ) e representa o CFOAB junto ao Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, do Ministério da Economia.

Na área de gestão, é colaborador efetivo do SEBRAE-GO, aprovado em processo seletivo público, tendo passado por vários cargos na instituição, sendo atualmente assessor Jurídico do Conselho Deliberativo Estadual. Professor de várias instituições de ensino, possui inúmeros livros publicados no Brasil e na Europa, é mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, além de doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa-Portugal.

Composição

Cotado naturalmente para vice-presidente na chapa OAB pra Todos, Fernando de Paula defendeu e ajudou a articular uma composição que agregasse um representante das subseções e que valorizasse a advocacia do interior, sendo, então, conclamado pelos seus pares para presidir a Casag, a Caixa de Assistência dos advogados e advogadas; enquanto Humberto Macchione, de Jataí, assumiu o desafio da vice-presidência.

Fernando defende que a Casag seja devolvida à advocacia, que tenha como norte de atuação o seu Estatuto Social: “a Casag deve prestar assistência e seguridade social. É para isso que ela foi criada e é essa a sua precípua missão institucional".

Em seu discurso no lançamento da Chapa OAB pra Todos, Fernando de Paula afirmou que, uma vez eleito, auditará as contas, implementando uma gestão transparente dos recursos da entidade.

“A Casag será estratégica para implementar uma das principais bandeiras da chapa OAB pra Todos, que é a redução responsável da anuidade da OAB-GO, isto sim representa uma assistência ampla e eficaz à toda advocacia goiana", pontuou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias