Home / Cotidiano

COTIDIANO

Festival de música revela talentos, envolve pedagogia e promove solidariedade

A Escola Interamérica de Goiânia realiza, no dia 23 de outubro, a partir das 19h30, a nona edição do Festival Interamérica de Música, evento em que os alunos participam com composições inéditas e releituras, voltado a todos os gêneros e estilos musicais. A intenção é proporcionar a interação entre estudantes e a descoberta de novos talentos, estimulando a criação musical e a expressão artística por meio da música. Sem restrições a estilos ou gêneros musicais, as letras das canções poderão ser escritas em português, inglês ou espanhol e serão cantadas e/ou executadas ao vivo. Este ano o festival será transmitido por meio de uma live.

Os estudantes concorrerão nas categorias releitura (quando o participante canta e/ou toca um instrumento musical ou é acompanhado de instrumentista) e playback (quando a apresentação se dá com uma música de fundo já gravada). Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Haverá ainda premiação para o(a) melhor músico(a), melhor voz e um prêmio de menção honrosa. Cada participante pode inscrever-se com mais de uma música, mas na final concorrerá com apenas uma. 12 alunos serão selecionados para a final. A premiação vai desde troféu personalizado a vouchers de prêmios variados. O júri do festival é sempre composto por cinco pessoas, entre músicos, artistas, produtores musicais e jornalistas de Goiânia. Todos com total autonomia para decidir, inclusive, sobre empates. Os nomes que farão parte do corpo de jurados só serão divulgados no dia 23 de outubro.

Show do Intervalo solidário – Todos os anos, após as apresentações dos concorrentes e enquanto os jurados estão reunidos, acontece o Show do Intervalo, uma apresentação especial para o público que aguarda o resultado. Este ano, a novidade é a apresentação do professor de música João Fernandes (violão) e da professora de música Simone Moreira (voz), ambos da Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França. A participação da escola pública é uma iniciativa da Escola Interamérica, que fará uma ação beneficente em prol da aquisição de um teclado para a Associação de Pais e Mestres do Basileu França (APMBF). O instrumento será utilizado nas aulas de música ministradas às crianças. Quem quiser contribuir também poderá. Durante a transmissão ao vivo no canal da escola no Youtube haverá um código QR com as informações da conta bancária da APMBF para as doações. “E como este ano o festival é ao vivo pelo canal, esperamos um público maior e, consequentemente, doações necessárias para a compra do teclado”, comemora o músico André Mols, vice-diretor pedagógico (Unidade II) e idealizador do festival.

O festival é um evento que reúne alunos para muito além de cantar afinado. “Um dos objetivos da escola é dar oportunidade para os estudantes participarem de eventos dessa natureza e de terem a experiência de subir num palco”, conta André. É ele mesmo quem faz a passagem de som com todos os candidatos no teatro da escola. “Eu dou dicas de postura de palco, de apresentação, de posicionamento na luz, uso de microfone… existe toda uma parte pedagógica envolvida no festival”, explica. Mols lembra que este ano, por ser ao vivo, a tensão e a emoção serão maiores. Ao final um DVD será gravado com todas as apresentações, que também estarão disponíveis no canal da escola no YouTube. Vale lembrar que os DVDs das edições anteriores também estão disponíveis neste mesmo canal.

Alunos que se destacaram – O Festival Interamérica de Música já lançou nomes e lapidou muitos talentos que ficaram conhecidos nacionalmente, como a ex-aluna Mariana Froes, e ainda outros que já participaram de programas de TV, como o The Voice Kids, da Rede Globo. Alguns deles já têm carreira na música e seguem pela estrada, como é o caso do ex-aluno Victor Hugo Mendes Fernandes, que participou da 5ª edição do programa, Sophia Valenzuela, João Henrique Junqueira e Guilherme Marques. Todos tiveram suas carreiras iniciadas no palco do Festival Interamérica de Música. “O festival é um espaço pedagógico e seguro de manifestação artística e constituição de um artista”, destaca André Mols.

Em live – Devido à pandemia, o festival foi suspenso no ano passado. Agora, ainda enfrentando restrições com foco na preservação da saúde de todos, a escola optou pela realização do festival em forma de live, que será transmitida pelo canal do YouTube da escola (https://www.youtube.com/c/escolainteramericago) no dia 23 de outubro, a partir das 19h30.

Ano após ano, o Festival Interamérica de Música cresce em número de participantes, em qualidade e em envolvimento, tanto de estudantes e ex-estudantes, como das famílias e amigos que formam sempre plateias entusiasmadas, no Teatro da Escola Interamérica – Unidade I. Neste ano, ao ser transmitido por uma live, o festival deixa de estar restrito ao espaço físico do teatro e ganha o mundo através da internet.

Para incentivar ainda mais a participação do público assistindo à apresentação, uma semana após o evento será realizado o sorteio de um violão preparado especialmente para a ocasião entre aqueles que participaram da transmissão através do chat do canal.

O contexto escolar tem, dentre várias atribuições, a importante tarefa de proporcionar momentos nos quais as manifestações artísticas ganham o espaço necessário para serem veículo de comunicação privilegiado das emoções. Por isso, o IX Festival Interamérica de Música comemora este ano uma edição em um momento pedagógico/formativo de grande importância.

Serviço
Festival Interamérica de Música
Data: 23 de outubro, a partir das 19h30
Para assistir: Live no canal da escola: https://www.youtube.com/c/escolainteramericago
Doações: QR Code na live durante a apresentação

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias