Home / Cotidiano

COTIDIANO

Filiação de Bolsonaro traz incertezas ao Progressistas de Goiás

O partido Progressistas, que tem o empresário Alexandre Baldy, ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades do governo Michel Temer, no comando do partido em Goiás, não consegue vislumbrar o futuro de unidade em relação às eleições majoritárias e proporcionais do ano que vem, diante da falta de identidade e mesmo posicionamentos firmes sobre alianças eleitorais.

Senador e ministro Ciro Nogueira

Uma hora, o Progressistas avança nas negociações com o Palácio das Esmeraldas para retornar à administração estadual, com o compromisso de apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado, outra hora sinaliza entendimentos com a oposição, principalmente com o pré-candidato Gustavo Mendanha, ex-MDB, e que pretende reunir parte do espectro centro-liberal em apoio ao seu projeto de concorrer ao governo de Goiás.
Para tornar mais nebuloso o futuro existe a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro ingressar no partido, o que complicaria a situação até mesmo de Alexandre Baldy no comando da legenda, já que os bolsonaristas, certamente, irão reivindicar do presidente nacional Ciro Nogueira (ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República) a direção estadual.

Há divisão inclusive na pequena representação goiana do partido na Câmara dos Deputados: de um lado, o deputado Adriano do Baldy quer aliança com o União Brasil (DEM e PSL) em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado; de outro, o deputado Professor Alcides está alinhado ao projeto oposicionista de Gustavo Mendanha.

Ex-ministro Alexandre Baldy

É aguardada para os próximos dias a posse de Joel Sant’Anna Braga filho, irmão de Alexandre Baldy, no cargo de secretário estadual de Indústria e Comércio, com a anunciada saída do empresário José Vitti.

O Progressistas promete retornar agora ao governo Caiado, depois de se afastar da administração em janeiro, após críticas de Alexandre Baldy ao governador Ronaldo Caiado por ocasião da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Á época, Adriano Baldy, irmão do presidente do Progressistas goiano, foi exonerado da secretaria estadual de Cultura.

Dilema de Baldy
Alexandre Baldy, que deixou esta semana o cargo de secretário de Transportes Metropolitanos do governo João Doria, em São Paulo, retorna a Goiás para buscar fortalecimento do Progressistas, de olho nas eleições de 2022.

Baldy tem como projeto disputar o Senado Federal, mas encontra dificuldades para consolidar sua pré-candidatura, já que existem muitos concorrentes, por diversos partidos, à única vaga que estará em disputa no próximo pleito.

É publico, também, que o ex-ministro de Michel Temer e ex-secretário de Marconi Perillo e João Doria sofre desgastes em sua imagem, principalmente depois que foi denunciado (e preso pela Polícia Federal) pelo Ministério Público de improbidade administrativa envolvendo a secretaria estadual do Rio de Janeiro na aquisição de equipamentos hospitalares.

Até na chapa de Gustavo Mendanha Alexandre Baldy não tem prioridade: as conversas para a vaga ao Senado existem com o deputado federal João Campos, do Republicanos.

Bolsonarismo
O senador licenciado Ciro Nogueira, presidente nacional do Progresistas e ministro-chefe a Casa Civil da presidência da República, disse que 90% são as chances do presidente Jair Bolsonaro filiar-se ao partido, o que poderá promover alterações nas direções estaduais, afetando, por exemplo, Alexandre Baldy em Goiás.

Próximo de Ciro Nogueira, Baldy poderá também ser convidado a ocupar um cargo de destaque no governo Jair Bolsonaro, o que diminuiria eventuais dificuldades no partido em Goiás. Desde 2019, com a posse de Bolsonaro, Baldy atua nos bastidores para ocupar um cargo federal de destaque (se possível, mnistério), com o apadrimanento de Ciro Nogueira e à época de Rodrigo Maia e agora de Arthur Lira), mas não conseguiu seu intento.

Deputados e prefeitos querem aliança com União Brasil e apoio a Caiado

A maioria esmagadora dos 32 prefeitos do Progressista manifestou a Alexandre Baldy posição favorável a aliança com o União Brasil (DEM e PSL) e apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado.

O deputado federal Adriano do Baldy e os estaduais Coronel Adailton e Rafael Gouveia defendem a aliança do Progressistas com o União Brasil, em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado. “Estou acompanhando o trabalho de Caiado nos municípios e vejo que os prefeitos estão satisfeitos com as parcerias. Por isso, atuo para que o meu partido esteja ao lado do governador em 2022”.

Coronel Adailton também respalda o governo Caiado na Assembleia Legislativa, principalmente quanto às matérias que valorizam os servidores públicos e também que buscam melhorar as condições da segurança pública em Goiás, com o reconhecimento do trabalho dos policiais militares, civis e também bombeiros militares.

Rafael Gouveia elogia o governo Caiado pelas iniciativas de promover parcerias com os prefeitos, independente de siglas partidárias. “Estamos vendo resultados expressivos do governo nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Por isso, defendemos a reeleição do governador”.

Prefeitos
Após receber o respaldo de Ronaldo Caiado à sua campanha pela reeleição em 2020, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, foi o primeiro a manifestar publicamente apoio à reeleição do governador em 2022. “Caiado realiza um governo eficiente, é honesto e leal. O governador esteve comigo em minha campanha ano passado. Vamos estar com ele nas eleições do ano que vem”.

A prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaide Borges Martins apoia a reeleição do governador Ronaldo Caiado e já avisou à direção estadual do Progressistas. Para ela, Caiado precisa de mais quatro anos para concluir a execução de seu plano de governo.

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa de Oliveira, também destaca a parceria administrativa do governo Caiado com os municípios, com destaque para o trabalho da primeira dama Gracinha Caiado na área social.

O prefeito de Goiatuba, José Alves Vieira, manifesta-se pela aliança do Progressistas com o União Brasil, por reconhecer “méritos” na administração de Ronaldo Caiado. Ele destaca a iniciativa do governador de estabelecer relacionamento próximo com os gestores municipais.

A prefeita de Montiviu do Norte, Cíntia da Farmácia elogia as ações do governador Ronaldo Caiado e da primeira dama Gracinha Caiado. Para ela, é um governo que cuida da saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, ao mesmo tempo que prioriza a assistência social cuidando do idoso, da criança e do adolescente, da mãe solteira, enfim, dos segmentos vulneráveis da sociedade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias