Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governo de Goiás anuncia distribuição de absorventes

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou, nesta sexta-feira, 8, a distribuição de absorventes para estudantes da rede pública de ensino e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Caiado afirma que a pobreza menstrual é motivo de evasão escolar.

E o governador tem como base um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que uma a cada quatro mulheres já faltou aula por não poder comprar absorvente, destas, 48% tentou ocultar o real motivo para a falta.

"Essas pessoas estão fugindo da aula por não terem condições de ter um absorvente. Vamos cuidar disso. Já determinei à minha secretária (da Educação) que faça isso para todas as alunas da rede pública e mulheres em vulnerabilidade”, afirma o político.

De acordo com o governo, a distribuição dos produtos deve começar a partir de novembro e contará com a verba do fundo Protege Goiás, da Secretaria de Economia.

O discurso feito na sexta-feira, 8, vai na contramão da decisão de Jair Bolsonaro (sem partido), que vetou a distribuição gratuita dos produtos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema, afirmando que o texto do projeto não determinou de onde viriam os recursos para arcar com a compra do material.

Campanha para arrecadação

Até o dia 31 de outubro, uma ação estará recolhendo absorventes descartáveis e reutilizáveis e coletores menstruais, com o objetivo de serem doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O movimento foi lançado na quarta-feira, 6, e pertence ao Outubro Rosa do Legislativo Goianiense.

Para doar, os absorventes e coletores devem ser depositados em caixas nas dependências da Câmara Municipal. É possível ajudar com as doações através do Pix [email protected], em nome de Júlia Rocha Almeida. Demais informações podem obtidas pelo WhatsApp da Ouvidoria da Mulher: (62) 98222-2434.

Os donativos serão distribuídos a refugiadas e estudantes da rede municipal.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias