Home / Cotidiano

COTIDIANO

Programa Mães de Goiás chega ao Entorno do DF

O Mães de Goiás, novo programa de transferência de renda do Governo de Goiás, chega neste mês de outubro à região do Entorno do Distrito Federal. A entrega dos cartões tem início nesta quarta-feira (13/10), em Padre Bernardo, e segue até o dia 27. Ao todo, 10.505 mulheres serão contempladas com o benefício em nove municípios. Além de Padre Bernardo, recebem o programa no mês de outubro as cidades de Vila Boa, Cabeceiras, Cocalzinho, Planaltina, Formosa, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria de Goiás e Mimoso. Em novembro, a entrega dos cartões continua no Entorno do DF. Só na região, mais de 30 mil mulheres vão ser beneficiadas com o Mães de Goiás.

Os cartões começaram a ser entregues no dia 9 de setembro nos municípios de Jaraguá e Itaberaí. Desde então, cerca de 12 mil mães receberam o benefício em 40 cidades espalhadas por todo o Estado. O programa garante R$ 250 mensais a mulheres com filhos entre zero e seis anos de idade que vivem em situação de vulnerabilidade social. A ação contemplará as famílias progressivamente. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a cada mês, 10 mil famílias são incluídas, até chegar ao número total de beneficiárias, que é de 100 mil mães.

As mulheres beneficiadas com o Mães de Goiás deixam os eventos organizados pela Seds em parceria com as prefeituras com o cartão já em mãos e saldo disponível para usar na compra de mantimentos e remédios em estabelecimentos cadastrados na cidade. "O programa já está beneficiando milhares de goianas em todo o nosso Estado e tem um papel também importante na economia desses municípios. Isso porque o valor destinado às mães é integralmente utilizado na rede de comércio local. O dinheiro fica e circula dentro da cidade”, destaca o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, comenta que o novo programa de transferência de renda foi pensado para promover a justiça social, com responsabilidade e foco. "Com o Mães de Goiás, o governador Ronaldo Caiado garante a segurança alimentar das crianças que estão na primeira infância e ainda não estão na escola", explicou Gracinha, que completa: "A gente vai chegar a cada dia a mais mães. Não vamos deixar ninguém para trás".

Lançado em agosto deste ano, o Programa Mães de Goiás é uma ação pioneira de distribuição de renda. O investimento total é de R$ 219 milhões, viabilizados pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). O objetivo é garantir qualidade de vida, promover segurança alimentar, fomentar comércio local e assegurar a permanência de crianças na escola.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias