Home / Cotidiano

COTIDIANO

Projeto da oposição foi sepultado pelos goianos, diz Lívio Luciano

O presidente do DEM metropolitano, Lívio Luciano, disse em entrevista ao Jornal Tribuna do Planalto que existe uma grande dificuldade da oposição goiana, em especial do grupo ligado aos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, ambos do PSDB, quanto à formatação de um projeto a ser apresentado à população goiana, uma vez que a eleição de Ronaldo Caiado em 2018, assim como a boa avaliação da gestão do democrata, é uma prova inconteste de que o eleitor optou por sepultar tudo aquilo que é pregado por eles. "Existe uma dificuldade no lado da oposição. Diante da boa performance do atual governo, poucos se autoproclamam candidato contra Ronaldo Caiado. A meu ver, o que restou, é um movimento de ex-governadores buscando um prefeito da grande Goiânia para tentar ser o candidato para representar tudo aquilo que a população sepultou em 2018", disse. Segundo o dirigente democrata, as gestões do PSDB em Goiás tiveram como consequências grandes dificuldades do ponto de vista fiscal e financeiro, além de revelar grandes esquemas de corrupção, o que acabou fazendo com que o Estado perdesse a credibilidade junto a seu cidadão. Lívio Luciano disse, também, que viu com muita naturalidade a aliança DEM/MDB, que garantiu a Daniel Vilela, presidente emedebista em Goiás, a vaga na chapa majoritária de Caiado para 2022, na condição de candidato a vice-governador. Ex-emedebista, Lívio lembra que os dois partidos caminharam juntos em 2014, quando o próprio Ronaldo Caiado foi eleito senador da República com o apoio maciço do MDB. "Existe essa relação muito próxima e muito respeitosa entre Caiado e o MDB. O governador, sempre que tem oportunidade, lembra que não teria sido eleito senador, não fosse o apoio que recebeu da militância e lideranças emedebistas. Essa aliança poderia ter acontecido em 2018 e, por muito pouco, não aconteceu, mas é o tempo de Deus. Ela veio acontecer agora e será vitoriosa", frisou.

Fio Direto

Maturidade
Durante o encontro regional do MDB em Porangatu, o presidente Daniel Vilela disse que a hora é de quebrar o dogma de candidatura própria. "O momento é de darmos as mãos e deixarmos de lado qualquer projeto pessoal e partidário. É preciso ter maturidade para buscarmos ações que permitam que os goianos possam viver melhor", ressaltou.

O discurso…
Pedro Paulo de Medeiros anunciou os nomes de quatro mulheres para sua chapa na OAB-GO numa tentativa de reduzir o elevado desgaste de seu nome junto ao público feminino. Pepê é alvo de críticas duras porque colocou a perder a luta das mulheres que resultou na aprovação do Plano de Valorização da Mulher Advogada.

…E a prática
Derrotado em 2015, Pepê teria tentado impugnar a conselheira Aline Rizie para anular a eleição. A alegação foi de que Aline era inelegível porque se licenciou pelo INSS devido a uma gravidez de risco. O argumento feria de morte o espírito do Plano de Valorização, que considera particularidades femininas, como a maternidade.

Caso encerrado
Pepê perdeu em todas as instâncias no Sistema OAB e, não satisfeito, levou o caso à Justiça Federal. Após vários recursos, o TRF1 encerrou a discussão e a candidatura de Aline foi mantida, para alívio das mulheres advogadas.

Só observando
Um observador político fez uma pontuação pertinente à coluna. Segundo ele, o prefeito de Aparecida de Goiânia precisaria fazer uma leitura mais, digamos, desapaixonada sobre o resultado da eleição na cidade no ano passado. Embora Gustavo Mendanha tenha sido eleito com 95% dos votos válidos, em números absolutos ele teve menos de 200 mil votos e algo próximo de 64% dos votos de todo o eleitorado aparecidense.

Orfeu
Foi sepultado na manhã de ontem, no cemitério Vale do Cerrado, em Goiânia, o corpo do jornalista Orfeu Maranhão. Com longa atuação na comunicação goiana, Orfeu foi diretor da antiga TV Goyá e também da TV Brasil Central, além de passagem pela TV Assembleia e outros veículos. Ele morreu no domingo, 03/10, vítima de um mal súbito, aos 70 anos de idade.

Restrição
A deputada Adriana Accorsi (PT) apresentou projeto de lei que limita o valor do empréstimo consignado em folha de pagamento dos servidores e militares, ativos e inativos, e pensionistas do executivo estadual em 30% da remuneração líquida. Segundo a parlamentar, esse entendimento foi pacificado pelo TJGO, STJ e STF.

Aidar vai mesmo para o TCM-GO

O deputado Humberto Aidar (MDB) deve mesmo assumir uma cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) até o final do ano. Aidar vai ocupar a vaga deixada por Nilo Resende, que pediu aposentadoria do tribunal em maio deste ano. O emedebista aguarda apenas a votação da LOA para oficializar sua saída da Assembleia.

Em junho deste ano, requerimento protocolado pelo deputado Lucas Calil (PSD) com a indicação de Humberto Aidar para o cargo de conselheiro foi assinado por todos os deputados. O documento será apreciado na CCJ e levado à votação no plenário. Aprovado, o nome de Aidar será levado ao governador Ronaldo Caiado, que precisará validar a indicação.

José Humberto Aidar é natural de Inhumas, interior do estado, é deputado estadual desde 2006. Antes, foi vereador e secretário municipal. Atualmente é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), pasta mais importante da Casa.

Linha cruzada

De ACM Neto, presidente nacional do DEM, sobre a fusão do seu partido com o PSL: "Nosso caminho não é estar ao lado do presidente da República. Nosso caminho é ter um projeto próprio de candidato à Presidência. Esse partido não nasce debaixo das asas de governo e não há nenhum interesse de estar fazendo jogo com perspectiva de negociar o que quer que seja com o governo", afirmou.

O político disse que os deputados e senadores do União Brasil (denominação da nova legenda) que sejam contra o direcionamento do partido poderão deixar a legenda.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias