Segurança, estabilidade e um bom salário, claro. É isso que faz milhões de pessoas em torno do Brasil, sacrificarem finais de semana e feriados, estudando. A ideia é conseguir uma vaga nos diversos concursos públicos. Atualmente na Capital e no Estado existem poucas possibilidades, mas, como concurseiro olha para frente, já no primeiro semestre existe a possibilidade de sair novos editais por aqui.
Atualmente existem cerca de 1.150 vagas para concursos públicos espalhadas pelo Estado. São oportunidades nas prefeituras de Iporá (539), Trindade (282), Jandaia (5), além de possibilidades no Conselho Regional de Farmácia (320) e no Ministério Público (4).
A prefeitura de Goiânia possui atualmente 557 vagas para educadores e pessoal de apoio educacional. Contudo, tratam-se de um processo seletivo, ou seja, ao contrário do concurso em que o servidor é efetivo, no processo seletivo, o contrato vale por dois anos, com a possibilidade de se renovar por mais dois.
Está por vir
De acordo com diretor de um curso preparatório para concursos, Pedro Menzel, são esperadas diversas oportunidades para o primeiro semestre do ano que vem. Segundo ele, devem sair editais na área da Segurança Pública, como Polícia Civil (agente e perito criminal), Polícia Militar (soldado e cadete) e Bombeiros.
Nas áreas administrativas do governo uma das possibilidades também esperadas é o concurso da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou, em uma postagem em seu Twitter, que o novo edital do concurso Goinfra será publicado em janeiro do ano que vem, para vagas na área da engenharia.
Prefeitura de Goiânia
Quando o assunto é a prefeitura de Goiânia, Pedro conta que um concurso com 1.531 vagas, foi suspenso em 2020 em razão da pandemia do coronavírus. Porém, a expectativa é que saia, até só mo ano que vem.
“Depois desse concurso seria realizado o da Guarda Municipal. Nós imaginamos que ano que vem vão ser retomados esses concursos. Há uma promessa ainda que teremos agora 300 vagas para Agente de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). Tem ainda a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em que a maioria do pessoal é comissionado”, explica Pedro, acrescentando que a expectativa é de que a prefeitura faça um grande concurso para repor essas vagas. Procuramos a prefeitura de Goiânia para confirmar as informações, mas até o fechamento da edição, não obtivemos retorno.

Antecipe
Em relação à preparação para as provas que estão por vir, o diretor explica que, em uma época em que os concursos estão cada vez mais concorridos, a única saída é começar a estudar muito antes da prova.
“O nível está cada vez mais alto, a exigência e concorrência maior. Teve uma prova para policia penal, em Minas Gerais, que teve mais de um milhão de pessoas inscritas. Antecipar os estudos é o caminho”, recomenda.
Para quem quer estudar e não sabe por onde começar, o diretor explica que é importante dar preferência para as matérias básicas, a exemplo de: português, matemática, raciocínio lógico, informática e direito constitucional. “São matérias cobradas em quase todo concurso”, informa.
Outro conselho de Pedro, é focar no planejamento. “Hoje, ao estudar, a pessoa esbarra na sobrevivência. Tem que trabalhar. Então dedique no período que tem disponível. Um período do dia, finais de semana e feriados. Pode demorar um pouco mais para atingir o objetivo, mas você vai conseguir”, aconselha.
Todo esforço para o diretor vale a pena: “Os concursados foram os menos prejudicados pela pandemia. É uma área estável que tem vários benefícios”, diz.