Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura de Porangatu começa retirar os jacarés da Lagoa Grande após ataque em um bebê

Em Junho de 2021, um bebê foi atacado por um dos jacarés que vivem na Lagoa Grande em Porangatu. Na época o caso trouxe muitos questionamentos e movimentações para que à Prefeitura retirasse esses animais da lagoa.

Após o bebê que foi atacado e teve o antebraço amputado, a Prefeitura de Porangatu começou a retirada dos animais. Segundo o município, cerca de 150 animais vivem no local e a reprodução cresce cada dia mais.

A retirada desses animais foi anunciada no mês de Junho após o ataque, mas só começou a ser feita na última sexta-feira (19). De acordo com a Prefeitura, técnicos ambientais estão trabalhando junto com equipes do Corpo de Bombeiros para poder retirar os animais.

O biólogo e especialista em jacarés, Thiago Resende, que acompanha os animais, disse que, eles irão ser retirados e transportados para outro lago da região, onde o espaço para reprodução é maior.

“A gente identifica onde ele [jacaré] está pelo brilho nos olhos, nos aproximamos devagar e tentamos passar o laço nele. Imobilizamos, tiramos algumas medidas, fazemos marcação e realizamos a soltura”, explicou o biólogo.

Logo após o ataque o biólogo Edson Abrão conta como é o modo de vida dos animais, e que eles não têm costume de atacar pessoas.

“Geralmente o jacaré-tinga é menor do que outros jacarés. A espécie pode chegar a cerca de dois metros de comprimento. Eles não têm o costume de atacar pessoas, deve ter atacado porque se alimenta de mamíferos de pequeno porte. Eles comem peixes ou aves. Se ele pegar, ele pode matar, mas não é comum”, explicou.

A Prefeitura instalou telas de proteção e placas de sinalização para evitar a aproximação de pessoas. De acordo com o município, o processo de remoção dos jacarés e capivaras faz parte do projeto de revitalização da Lagoa Grande e deve acontecer de forma contínua.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias