Home / Cotidiano

COTIDIANO

Senador Canedo entrega dispositivos para deficientes visuais

Dois alunos e uma servidora da Rede Municipal de Ensino de Senador Canedo receberam no início de novembro, o dispositivo OrCam. A tecnologia assistiva vestível mais avançada, oferece mais autonomia ao permitir o acesso a informações visuais, transmitidas por áudio, em uma pequena câmera que pode ser conectada a qualquer par de óculos. Usando Inteligência Artificial, lê texto, reconhece rostos e identifica produtos.

Foram beneficiados o aluno Alex Castro, do 5 º ano, da Escola Municipal Espírita André Luiz, e Vitória Cristina Oliveira Silva, que cursa o 5º ano na Escola Municipal Aracy Amaral, e a servidora Maria Helena, que trabalha no departamento de Inclusão da Semec. Com 55 anos, a auxiliar técnica educacional fala das novas possibilidades que o óculos vai lhe proporcionar. “Desde a infância tenho a deficiência, moro sozinha, e sei que no cotidiano o OrCam vai me ajudar nas tarefas, na leitura de um código de barras, na leitura de notas de dinheiro, por exemplo”.

A disposição dos equipamentos de alta tecnologia é feita por meio de convênio com o Governo do Estado. Demais alunos matriculados nas instituições de ensino, com laudo específico disponibilizado por médico especialista, também irão receber o dispositivo. Atualmente são sete alunos, com deficiência visual, sendo uma criança da Educação Infantil que ainda não tem idade para utilização do OrCam.

Inclusão
Há profissionais, com formação específica e constante, para o atendimento dos alunos deficientes, onde são disponibilizadas ferramentas que contribuem com o aprendizado destes, conforme necessidades de cada um. E há a utilização do Braile, conforme prerrogativas definidas pelo Ministério da Educação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias