Home / Cidades

CIDADES

Quadrilha usava cartório para fraudar venda de lotes

A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), deflagrou a Operação Non Domino, na manhã desta terça-feira (21), foram cumpridos oito mandados de prisão temporária, oito de busca e apreensão e dois de sequestro de veículos.

O objetivo é reprimir organização criminosa voltada para a prática de diversos crimes, entre eles estelionato, falsidade ideológica, falsidade documental pública e privada.

Oito pessoas foram presas, mas segundo o delegado Marcelo Portela, responsável pelas investigações há possibilidade de haver novas prisões a serem decretadas pela Justiça.

Segundo a polícia a organização escolhia o imóvel a ser oferecido (em especial, lotes ainda não edificados) e depois falsificava os documentos pessoais do proprietário, seguido pela falsificação de procurações públicas, concedendo poderes sobre o terreno em favor dos comparsas e laranjas, os quais se apresentam às vítimas como legítimos donos.

Foram identificados diversos expedientes fraudulentos utilizados para enganar as vítimas. Os envolvidos contavam com a participação ativa de funcionários de um cartório, que faziam a escrituração e registro do imóvel, repartindo o lucro indevido entre todos os integrantes do grupo.

O delegado diz que os fatos são muito graves, e que diante do envolvimento de agentes cartorários incumbidos de resguardar a fé pública. "E o pior, não se trata de um fato isolado, restando claro o envolvimento de escreventes e de tabeliães substitutos no Cartório do 7º Ofício de Notas de Samambaia”, finaliza.

Leia Também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias