Home / Cotidiano

COTIDIANO

Só este ano, 20 drones que arremessaram ilícitos em cadeias de Goiás foram apreendidos

Restrição na entrada de alimentos, e nas visitas semanais em decorrência da pandemia da Covid19, fizeram com que presos recolhidos em cadeias de Goiás tentassem uma nova forma de receber ilícitos. A mais moderna delas, porém, pelo ar, registrou várias perdas aos criminosos, já que as forças de segurança apreenderam, somente este ano, 20 aeronaves não tripuladas, os chamados drones.

Somente em julho passado, segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), sete drones que tentavam arremessar celulares, drogas e outros acessórios para criminosos que já estão presos, foram apreendidos. A quase totalidade das apreensões aconteceram no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, que abriga quatro grandes cadeias, uma delas feminina.

Localizada no Complexo de Aparecida, a Casa de Prisão Provisória (CPP) foi o presídio que registrou o maior número de interceptação de drones. No interior, esse tipo de ocorrência foi registrada apenas uma vez, na cidade de Anápolis.

Durante as interceptações, além das 20 aeronaves não tripuladas, avaliadas, cada uma, em média, por R$ 7 mil, foram apreendidos 50 celulares, dezenas de chips de operadoras, fones de ouvido e carregadores, além de uma grande quantidade de entorpecentes. As apreensões de drones foram realizadas por uma forma de segurança composta por policiais penais, civis, e militares. Mais de sete pessoas que pilotavam os aparelhos foram presas e autuadas em flagrante.

Grande ação em novembro
No último dia 30 de novembro, agentes da Delegacia de Repressão às Atividades Criminosas Organizadas (Draco), com apoio da Polícia Penal do Estado de Goiás, deflagraram a operação policial denominada V.A.N.T (Veículo Aéreo Não Tripulado). Naquela ocasião, foram cumpridos 18 mandados de prisão temporária, e 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira, Bela Vista de Goiás, Senador Canedo, Morrinhos, Anicuns e Joviânia, e também em uma ala inteira da Casa de Prisão Provisória (CPP).

Todos os presos durante a ação, segundo as investigações, estavam envolvidos em arremessos de ilícitos em presídios com o uso de drones.

Rota 190

Homem agredia e roubava a mãe de 90 anos
Denúncias anônimas levaram a Polícia Civil a prender um homem de 68 anos que estaria agredindo e roubando a sua própria mãe, que tem 90 anos. O fato aconteceu na humilde casa da idosa, na zona rural de Turvânia, cidade distante 99 quilômetros de Goiânia. Segundo apurou a polícia, além das agressões, o homem também teria furtado o cartão bancário da mãe. As agressões só foram descobertas porque na última vez em que foi agredida pelo filho, a idosa precisou de atendimento médico, ocasião em que contou para os enfermeiros que tem medo de ser assassinada pelo próprio filho.

Morador de rua é esfaqueado em Anápolis
Um homem de 41 anos, que vive em situação de rua, foi esfaqueado enquanto dormia na Praça Americano do Brasil, no Centro de Anápolis. Apesar de ter sido atingido com um profundo golpe nas costas, ele foi socorrido rapidamente, e ontem mesmo recebeu alta do hospital. Testemunhas contaram que a autora da facada seria uma mulher, que também vive em situação de rua em Anápolis, e que segue foragida. A polícia já tem a identificação dela, mas ainda não sabe o que teria motivado a tentativa de assassinato.

COD flagra casal com 100 quilos de maconha
O nervosismo de uma mulher, abordada dentro de um HB20, onde estava acompanhada por um homem, chamou a atenção de militares do Comando de Operações de Divisas (COD), que resolveram realizar uma revista minuciosa no veículo. Nem foi preciso muito trabalho, já que o forte cheiro de maconha, vindo do porta malas, levou os policiais a encontrarem 100 peças do entorpecente, que estavam guardados em duas malas. Após o flagrante, a mulher contou que receberia R$ 5 mil para trazer a droga, adquirida no Mato Grosso do Sul, até Goiânia. O fato de estar acompanhada com um homem, segundo a polícia, é tática antiga usada pelos traficantes, que acreditam que um casal dificilmente seria abordado em uma barreira. A mulher e o homem, que não tiveram nomes, nem idades divulgados, foram autuados em flagrante por tráfico interestadual de drogas na Delegacia da Polícia Civil de Chapadão do Céu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias