Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vem mais tempestade por aí

Se o ano passado foi considerado o mais seco para a Região Centro Oeste, desde 1961, em 2021 o clima está diferente. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se em 2012 as chuvas ficaram 52% abaixo da climatologia do período, este ano está 32% acima da média do mesmo mês. E, em dezembro, o ritmo das chuvas continua intenso com direito até a tempestades por todo estado.

Na manhã de ontem, por exemplo, o Inmet, emitiu um alerta de que até o começo desta manhã poderia ter tempestades acompanhadas de fortes rajadas de ventos em Goiás. De acordo com o Inmet, a chuva pode vir acompanhada de rajadas de ventos que podem chegar a 100 km/h. A mensagem teve início ontem e segue até às 10h de hoje.

No entanto, conforme informações do gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a possibilidade de tempestade continua até pelo menos amanhã. A região Oeste do Estado vai ser a mais atingida com a previsão de chuva de 30 milímetros.

O gerente do Cimehgo explica que o risco de tempestade se dá graças à passagem de um sistema de baixa pressão que se formou no Paraguai e está se deslocando rumo à região sudoeste do Brasil e espalhando bastante nebulosidade.

“Nesta segunda-feira, por exemplo, o dia começou nublado, abriu o sol e a tarde fechou de novo. É essa mistura de calor/umidade que propicia essas áreas de instabilidade”, esclarece.

Na Capital, a previsão é de sol e variação de nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, temperatura máxima pode chegar aos 29º e umidade relativa do ar variando entre 45% a 95%.

Cuidados
Com o tempo instável, o gerente do Cimehgo explica que Goiás está em alerta de atenção. Logo, é necessário que a população tome certos cuidados. Segundo ele, é preciso evitar as áreas de alagamento e transbordamento de rios e riachos e, principalmente, não se descolar ao avistar ua tempestade.

“Na pressa de chegar em casa, as pessoas têm aquela mania de falar: vou chegar antes da chuva. Mas eu vou te dar uma notícia: você não vai. Quando notar que o céu estiver carregado, espere a chuva passar no local em que está”, recomenda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias