Home / Cotidiano

COTIDIANO

Como se prevenir das doenças da chuva

Em períodos chuvosos como os de agora, além dos riscos causados pelas inundações, é preciso se atentar ainda para um perigo invisível: o de, em pleno tempo pandêmico, se contaminar com doenças causadas pelas águas das chuvas, sobretudo das enchentes. Elas podem provocar doenças como dengue, hepatite e leptospirose. O ideal é não entrar em contato com a água, porém como alguns casos, não é possível, o DM selecionou algumas dicas para evitar esse tipo de doenças.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) sobre monitoramento de casos de dengue em todo o país, Goiás é o segundo estado com maior número de casos da doença. Logo, nesse período uma das medidas mais valiosas é evitar a proliferação do mosquito da dengue não deixando água parada em recipientes, pneus, garrafas etc. O uso de repelente também é aconselhado.

Para evitar outras doenças durante e após as enchentes, se for preciso entrar em contato com a água, é aconselhável o uso de botas de plástico impermeáveis. Ou então uma solução pode ser a de cobrir, de forma bem firme, mãos e pés com sacos plásticos.

Quando a água baixar, é ainda aconselhado higienizar o ambiente com cloro, para eliminar possíveis microrganismos nocivos. E umas das dicas mais é importante é: consumir apenas água filtrada e descartar alimentos que tenham entrado em contato com a água possivelmente contaminada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias