Home / Cotidiano

COTIDIANO

Condenado por tráfico é assassinato por colegas de cela na cadeia de Águas Lindas

Um homem que cumpria condenação por tráfico de drogas foi assassinado por colegas de cárcere dentro do Presídio Estadual de Águas Lindas de Goiás, unidade que abriga presos de alta periculosidade, todos ligados a uma facção criminosa paulista. O caso aconteceu no último dia de 2021, mas só foi divulgado esta semana.
Familiares de outros detentos que estão na mesma unidade relataram que a confusão aconteceu no início da madrugada do último dia 31 de dezembro. Jefferson Estâncio Messias, segundo as denúncias, foi violentamente agredido pelos outros presos que estavam junto com ele em uma mesma cela, no Bloco 2.
Os presos, ainda conforme o relato de parentes de outros detentos, teriam aproveitado o momento em que policiais penais foram até a cozinha para um jantar de confraternização, para que pudessem agredir o traficante. Ao perceberem a confusão, outros detentos bateram nas grades e gritaram por socorro, mas quando os policiais penais chegaram até a cela, Jefferson já estava caído, desacordado. O socorro médico foi acionado, mas quando chegou no presídio constatou que o detento já estava morto.
Apontado como um dos principais líderes da facção criminosa paulista dentro da cadeia de Águas Lindas, Jefferson, segundo a polícia, era extremamente perigoso, e havia sido transferido para aquela unidade prisional em fevereiro do ano passado, depois de participar de um motim que destruiu um dos blocos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia. Ainda não se sabe qual teria sido a motivação do assassinato.

DGAP promete apuração
Por meio de nota enviada à Imprensa, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) afirmou que, além de abrir um processo interno, já acionou as autoridades policiais para que também investiguem o caso.
“Foram tomadas as devidas providências em relação à morte de um custodiado da Unidade Prisional Estadual de Águas Lindas de Goiás, no último dia 31. Servidores plantonistas foram informados que o detento estava passando mal. De imediato, foram prestados os primeiros atendimentos médicos e uma equipe de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada. Profissionais que constataram o óbito do preso. Mediante os fatos, foram abertos procedimentos administrativos internos para apuração do ocorrido. A direção do presídio comunicou às autoridades policiais competentes sobre o ocorrido e aguarda o laudo oficial do óbito com a causa da morte”.

Rota 190

Dois jovens são executados em Senador Canedo
Ao contrário do final do ano passado, quando os homicídios reduziram de forma considerável em Goiás, os primeiros dias de 2022 estão sendo marcados por assassinados em diferentes locais do estado. Após o registro de uma chacina que deixou quatro mortos no interior no domingo à noite, e de um assassinato em Goiânia na segunda-feira à tarde, dois jovens foram executados a tiros na noite de anteontem dentro de uma casa onde estavam sozinhos no Residencial Anuar Auad, em Senador Canedo, que fica na região metropolitana da capital. A polícia não divulgou detalhes da ocorrência, nem os nomes dos dois mortos que, segundo vizinhos, tinham entre 18 e 23 anos. O caso está sendo apurado pelo Grupo de investigações de Homicídios (GIH) de Senador Canedo.

Cão farejador da PRF encontra maconha em ônibus
Uma mulher de 29 anos foi presa transportando 11 quilos de maconha dentro de uma mala, que estava no bagageiro de um ônibus interestadual. O coletivo foi abordado no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 153, em Uruaçu, no norte goiano. Os entorpecentes só foram localizados graças ao faro aguçado de um cão farejador, que, solto dentro do bagageiro, logo sinalizou que algum ilícito havia sido colocado dentro de uma mala. Com o cartão de identificação dos passageiros, os policiais identificaram a proprietária da mala que, após receber voz de prisão em flagrante, confessou que estava levando os entorpecentes, de Goiânia, para Paraíso, no Tocantins. Conduzida para a Delegacia da Polícia Civil de Uruaçu, ela acabou autuada em flagrante por tráfico, delito que tem pena que varia, de cinco, até 15 anos de reclusão.

PC busca por pistas que levem a autor de chacina
A Polícia Civil continua investigando, mas ainda não conseguiu pistas do pistoleiro que na noite do último domingo cometeu uma chacina em Novo Planalto, na região noroeste de Goiás. Já se sabe, porém, que para chegar até a casa onde estavam os quatro jovens, que foram assassinados com tiros na cabeça, o atirador chegou em uma moto, junto com um comparsa. Os disparos, apuraram os policiais, foram efetuados somente pelo carona da moto, já que o piloto ficou esperando pelo comparsa em cima do veículo, ligado, na entrada do imóvel. Os quatro mortos, que tinham entre 20, e 22 anos, já possuíam antecedentes por tráfico de drogas, o que levanta a suspeita de que a chacina tenha sido motivada por uma disputa entre gangues rivais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias