Após identificar cinco integrantes de uma quadrilha que encomendava, e depois vendia cargas de ferro e aço roubadas ou desviadas, agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) descobriram que eles também lesaram diversas pessoas com o falso financiamento de veículos, e de imóveis de luxo. No final de semana, o quarto integrante da organização criminosa foi localizado e preso na Bahia.
O líder da quadrilha, segundo a Polícia Civil, é Manuel Antônio Vieira, empresário que tem duas lojas em Goiânia, e uma em Aparecida de Goiânia, onde estariam sendo comercializados ferro e aço roubados, ou desviados. Ele está foragido desde dezembro do ano passado, mês que policiais da Decar apreenderam, nos três estabelecimentos dele, praticamente todo o estoque de aço e ferro que ele comercializava, e que não tinha nenhum documento que pudesse comprovar a procedência.
O homem, de confiança de Manuel, ainda de acordo com as investigações, é Pablo Lima Estrela, que foi localizado e preso na sexta-feira passada em Camaçari, na Bahia, durante uma ação integrada entre equipes da Decar, e das polícias rodoviária federal, militar, e civil da Bahia. Além dele, outros três integrantes já foram presos, dois deles no final de 2021, e outro na semana passada.
Milionários em pouco tempo
Segundo o delegado Alexandre Bruno Barros, titular da Decar, Manoel, Pablo, e Renato Renner, que foi preso há duas semanas em Goiânia, começaram a juntar dinheiro aplicando golpes em pessoas que pretendiam comprar veículos e imóveis de luxo, e depois migraram para a comercialização de cargas roubadas. Após receberem altos valores que supostamente seriam para o financiamento destes imóveis, os golpistas, segundo o delegado, passavam a enrolar os interessados, que, muitas vezes, eram convencidos a repassar ainda mais dinheiro para, supostamente, destravar o negócio.

Com o que conseguiram juntar destes golpes, eles compraram um galpão em Aparecida de Goiânia e duas lojas, ocasião em que começaram a encomendar e comprar cargas de ferro e aço roubadas ou desviadas. Em pouco mais de um ano, ainda segundo o delegado, o grupo conseguiu obter um patrimônio superior a R$ 15 milhões. A Polícia Civil, porém, já conseguiu, junto à justiça, a penhora de grande parte dos bens adquiridos pelos investigados.
De acordo com a Polícia Civil, a divulgação da imagem e identificação dos investigados foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme Despacho do delegado de polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas que façam seu reconhecimento, na produção de provas, e no desfecho da identificação policial.
Rota 190
Garota de programa denuncia ter sido estuprada
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia recebeu no final de semana a denúncia de que uma garota de programa teria sido estuprada dentro de um apartamento no Jardim Goiás. Em depoimento, a vítima, que tem 42 anos, afirmou que o cliente, que a teria contratado para um programa, retirou o preservativo durante a penetração, e, quando ela reclamou, foi enforcada, e depois jogada na parede. O ato sexual, reclamou ela, também foi marcado por diversas agressões. A suspeita é que o agressor, que ejaculou dentro da acompanhante, estava sob o efeito de drogas e álcool. Ele deve ser intimado para prestar depoimento ainda nesta semana.
Graer prende bandido que assaltou farmácia
Câmeras de segurança ajudaram militares do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) a identificar e prender, ainda em flagrante, um criminoso que, junto com dois comparsas, assaltou uma farmácia no Setor Universitário, em Goiânia. Quando foi preso, o bandido, que segundo a Polícia Militar já possuía outros antecedentes criminais, vestia a mesma camisa que usou para entrar no estabelecimento, e ainda estava com a pistola que usou para render as duas vítimas. Os dois comparsas dele, que a todo o instante ameaçaram uma das vítimas, que é idoso, ainda não foram localizados.

Ladrão de veículos e residências morre em confronto
Um homem que segundo a Polícia Militar estava roubando residências e veículos em Águas Lindas de Goiás, cidade goiana que fica no Entorno do Distrito Federal, morreu após trocar tiros com equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE). Na casa onde ele estava, na localidade de Girassol, os PMs recuperaram uma camionete Nissan Frontier que havia sido roubada no sábado, além de várias porções de entorpecentes, um simulacro de pistola, e uma espingarda artesanal. O veículo Corsa que segundo a corporação foi usado por ele em outros roubos na cidade também acabou apreendido, e, descobriram os policiais, era roubado, e estava com placas falsas. Nome e idade dele não foram divulgados.