Home / Cotidiano

COTIDIANO

Morre um ícone do rádio goiano

Não tem como falar da história do rádio em Goiás sem citar Barbosinha, uma das maiores vozes que já passaram pelo Estado, principalmente em relação a divulgação da música sertaneja. Além de ser querido pelos ouvintes, o radialista se relacionava muito bem com as autoridades e os diversos veículos de comunicação e tinha uma ligação muito próxima com o jornalista Batista Custódio e o Jornal Diário da Manhã com as chamadas de capa sempre destacadas em seus programas.

Muito querido e divertido devido a sua forma descontraída de locução, Barbosinha estava internado para fazer uma cirurgia no peritônio. O radialista chegou a fazer o procedimento, mas sentiu dores na região do abdômen e voltou ao hospital durante a madrugada de ontem, mas infelizmente não resistiu e faleceu aos 75 anos.

Henrique Barbosa dos Santos, o Barbosinha nasceu em 7 de janeiro de 1947 na cidade de Santa Maria da Vitória (BA).Veio para Goiás em 1960 e foi morar em Inhumas, na região metropolitana da capital, onde teve seu primeiro emprego em rádio.

Em 1966, Barbosinha se mudou para Goiânia, onde trabalhou e fez história ao levar a sua voz e o seu jeito característico de fazer rádio a diversas emissoras, entre elas a Clube, Jornal de Goiás, Terra FM, Rádio 99,5, Araguaia, Anhanguera e Mil FM. Atualmente trabalhava na Rádio Sucesso, onde apresentava o programa que levava o seu nome.

Pela sua identificação com o Estado e o carinho que conquistou junto aos ouvintes, o radialista chegou a ganhar o título de Cidadão Goiano pela Assembleia Legislativa de Goiás, por seus 57 anos de carreira como comunicador. A sua morte inesperada causou grande comoção nas redes sociais.

Comoção
Colegas de profissão, seu público no rádio e diversas autoridades lamentaram a morte do radialista. “Eu e a minha esposa, Thelma Cruz, recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do radialista Henrique Barbosa dos Santos, mais conhecido como Barbosinha, aos 75 anos. A exemplo de milhares de goianienses, gostava de ouvi-lo no rádio nas primeiras horas da manhã. Com bom humor inabalável, marca registrada dos seus quase 60 anos de trajetória, Barbosinha enchia os nossos corações de alegria para enfrentar as tarefas cotidianas'', afirmou o prefeito de Goiânia Rogério Cruz.

O governador Ronaldo Caiado emitiu nota no twitter. “Foi com muita tristeza que Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento de Henrique Barbosa dos Santos, o Barbosinha. Sem dúvidas, perdemos um dos radialistas mais icônicos do nosso Estado. A nossa solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento tão difícil”, disse o governador.

Comunicadores de rádio e da televisão como os jornalistas Jordevá Rosa da TV Goiânia, e Oloares Ferreira da TV Record, também manifestaram nas redes sociais, seu pesar pela morte de Barbosinha. “A alegria, a educação e, principalmente, o caráter dele eram irradiantes. Num meio onde a falsidade e a vaidade imperam, Barbosinha dava aulas diárias de determinação e profissionalismo. Vá com Deus, amigo. Que as entidades de luz lhe recebam com carinho e ampare seus familiares”, afirmou Oloares.

Vários profissionais de rádio, como Ronair Mendes, Cid Ramos, José Carlos Araújo, Álvaro Maia, Ricardo Lima, Jota sobrinho e Humberto Aidar, entre outros tantos, também destacaram a importância de Barbosinha para a comunicação em Goiás. “Acabo de receber a triste notícia do falecimento do meu amigo Radialista Barbosinha. Foi meu repórter de rua na Rádio Clube Goiânia em 1980 e depois trabalhamos juntos, durante anos na Rádio Anhanguera. Grande operador de áudio,divulgador da gravadora e comunicador sertanejo de grande audiência”, frisou Humberto. Barbosinha foi sepultado ainda ontem no cemitério Jardim das Palmeiras.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias