Home / Cotidiano

COTIDIANO

Usuários do Whatsapp GB relatam ter seus números banidos

O Whatsapp baniu números de usuários que utilizam versões alternativas do aplicativo. Desde a última segunda-feira, 21, a plataforma ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, além de obter vários relatos de pessoas que foram bloqueadas por baixar o ‘Whatsapp GB”

O Whatsapp GB é uma reprodução da plataforma de mensagens, que oferece funções extras, como agendamento de mensagens, possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil. O aplicativo está disponível apenas para celulares com Android, e é baixado fora do Play Store.

Com isso, o especialista em segurança, Thiago Ayun, alerta o risco envolvido no uso da versão alternativa. Não existem outras versões oficiais do aplicativo, apenas as versões WhatsApp Messenger e WhatsApp Business, é o que alerta a equipe de comunicação da empresa.

“Os aplicativos não compatíveis são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos termos de serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, afirma.

Riscos

De acordo especialista em segurança Thiago Ayub, o Whatsapp GB pode ter criadores que tenham boas intenções, mas esse tipo de aplicativo pode ser de fácil acesso para criminosos que desejam acessar contas e celulares de usuários.

"A questão é que as comunicações trocadas no WhatsApp são sigilosas, passar isso para uma segunda empresa que você não conhece e que não tem confiança, abre sempre um risco", explica.

E pelo fato do aplicativo ser baixado por uma plataforma que não é confiável, Thiago acredita na possibilidade de hackers terem acesso e usar como isca para vítima.

O especialista finaliza falando sobre a plataforma não ser responsável por vazamentos de dados e casos ligados ao uso do Whatsapp GB.

"Já tivemos casos de um grupo criar um malware, embutir no software e a própria fabricante não percebe. Na loja oficial há um sistema de checagem sobre a segurança do aplicativo", finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias