Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia da sogra: Não devemos rotular as relações

"Eu gosto da minha sogra quanto mais longe melhor. Tem gente que puxa o saco faz da sogra seu xodó". Comemorado no dia 28 de Abril o Dia da Sogra é dedicado a ela que é vista como vilã e também é vítima de piadas e brincadeiras, como no do trecho da música A Sogra Boa e a Sogra Ruim de Caju & Castanha.

De acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, os principais motivos e explicações psicológicas por trás do relacionamento conflituosos, principalmente entre sogras e noras, são relacionados ao planejamento financeiro e cuidado com crianças.

Mas o psicólogo Clínico Adriano Gualberto ressalta que como profissional de saúde mental, fica muito preocupado com a divulgação de um discurso único no sentido de rotular todas as relações entre genro/sogra, nora/sogra como problemáticas.

“Sem dúvidas, alguns relacionamentos serão conturbados, outros valorosos, outros de diálogo e respeito, outros neutros”, afirma.

Para ele, pessoas diferentes produzem respostas diferentes. “Se pensarmos do ponto de vista do humor, algumas relações com a sogra possuem tensão, e usar isso para criar o gracejo pode ser interessante em certa medida, no entanto, o problema é acreditar que todas as relações passarão por tensões e validar isso como um discurso universal”, explica Adriano.

Conforme o profissional, relacionamentos possuem configurações das mais variadas possíveis. “Talvez, um bom caminho a se pensar é como construir um relacionamento saudável e maduro com uma pessoa que não era do seu círculo familiar e pela dinâmica da vida acaba fazendo parte.
Nesse sentido, respeito e flexibilidade emocional são caminhos para construção de relacionamentos mais funcionais. Rótulos e agressividade pouco explicam ou resolvem o "eterno" conflito com a sogra”, afirma o psicólogo.

Afinal, como é sua relação com sua sogra?

Anna karollyna afirma que desde sempre a relação dela com a sogra é muito boa. “Tenho minha sogra como uma segunda mãe. Ela me entende e eu converso bastante com ela. Ela nunca se intrometeu no meu relacionamento e sempre que tenho algum problema, chamo ela para conversar e ela me aconselha. Ela é daquelas avós que brinca dá amor e na hora de corrigir deixa para a gente. Claro que se ela vê que estou corrigindo de forma errada, ela me chama, fala e eu super absorvo o que ela diz”, conta.

A jornalista Ana Carolina Tavares também tem uma boa relação e muita consideração pela sogra dela. “Ela me trata como filha e eu trato ela como uma mãe. Ela me ajuda muito em relação ao meu filho, olha ele pra eu trabalhar e me apoia nos meus objetivos. Quando tem que falar algo pra corrigir ela fala também”, afirma.

A verdade é que ninguém sabe de fato de onde e como essa história de sogra ser um bicho ruim começou, mas por serem obrigadas a conviver com más referências, expressões pejorativas e uma infinidade de piadas, as 'segundas mães' tem uma data todinha delas. Que tal aproveitar essa dia para demostrar todo carinho que sente por ela?

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias