Home / Cotidiano

COTIDIANO

Na primeira semana da Maratona de Limpeza, Prefeitura de Goiânia recolhe 10 mil toneladas de entulho

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolheu 10 mil toneladas de entulhos descartados de forma irregular das vias públicas da capital, nos últimos seis dias. Dados integram balanço parcial da 1ª Maratona da Limpeza, que reúne dois mil servidores da Comurg na força-tarefa em 700 bairros, em tempo recorde de 30 dias.

Nesse período, equipes também roçaram 2,2 milhões de metros quadrados, e pintaram 382 mil metros lineares de meio-fio. Força-tarefa realizou, ainda, limpeza de 50 mil metros quadrados de margens de mananciais, além da poda de 538 árvores em vias públicas, e extirpação de 67 exemplares que estavam totalmente secos.

A operação especial de limpeza também removeu, das calçadas e canteiros, 16 mil toneladas de resíduos denominados bagaços. Trata-se de bens inservíveis, que poderiam ser reaproveitados se a população os tivesse entregado voluntariamente em uma das quatro unidades de ecopontos, ou solicitado recolhimento por meio do Cata-treco. Este, por sua vez, atendeu 360 ordens de serviços, e recolheu cerca de 1.400 objetos, dentre móveis, eletrônicos e eletrodomésticos.

“Em ritmo de maratona, vamos percorrer todas as regiões da cidade e reforçar ações. Expansão dos serviços mantém cidade limpa e ajuda no combate à dengue”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, ressalta que ações iniciadas no dia 12 de abril funcionam como reforço às atividades diárias do órgão, em razão do período pós-chuva, que provocou crescimento do mato e acúmulo de resíduos. Em paralelo, o expediente de rotina continua em ritmo normal, com a coleta orgânica e seletiva, e os demais serviços de limpeza, paisagismo e urbanização.

“O entulho cria um ambiente propício para o surgimento de insetos vetores de doenças e de animais peçonhentos. Investir na organização e limpeza da cidade é fundamental para a saúde e bem-estar dos goianienses”, afirma.

Nesse período de Maratona, a Comurg colocou à disposição da comunidade quatro ecopontos itinerantes, em regiões diferentes da cidade, que se somam aos outros quatro ecopontos fixos já existentes. Nos locais, população pode fazer o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.

Ecopontos itinerantes
- Avenida C-107, esquina com Avenida T-63, Jardim América
- Rua Peroba, esquina com Avenida Aristóteles, Jardim Mariliza
- Avenida Maracanã, Setor Jaó
- Avenida A, esquina com Avenida Perimetral 2, Setor Água Branca

Ecopontos fixos
- Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
- Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
- Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
- Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias