Home / Cotidiano

COTIDIANO

A influência da cultura e do povo sertanejo para a sociedade

O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalhou por todo o Brasil. A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura. Este ritmo conta com letras que exaltam a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país. O Dia do Sertanejo começou a ser comemorado a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

A música sertaneja entre as décadas de 1920 e 1980 desempenhou um papel significativo para a massa de trabalhadores urbanos oriunda do campo. A cultura sertaneja desempenha um papel de grande influência no cotidiano das pessoas, principalmente em estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. "A música sertaneja e as modas de viola fazem parte do meu dia a dia", diz Guilherme Arantes.

Além da música, algumas tradições também são destaque. Em Iporá, região oeste de Goiás, acontece o maior encontro de mulas do mundo, o tradicional Encontro Nacional dos Muladeiros. Comidas típicas, concursos, competições, grandes shows e provas de animais marcam a festa. "A cultura sertaneja foi passada de geração em geração na minha família. O meu avó era tropeiro, o meu pai também e eu estou seguindo a tradição", ressalta Luiz Carlos Barros.

A influência na música

Atualmente, a música sertaneja é notoriamente conhecida em todo o país. Antes conhecida como “música caipira”, o sertanejo surgiu a partir da década de 1910 por compositores em sua maioria de zonas rurais e do sertão. A palavra “sertanejo” deriva se de “sertão”, dado que sertanejo é aquele que vem do sertão, ou seja, região afastada dos grandes centros urbanos. Nesta época, esse tipo de música era mais comum nesse tipo de localidade, não fazia muito sucesso nas zonas urbanas.

O estilo sertanejo carrega uma concepção romântica da relação do caipira com a natureza, bem como uma relação romântica entre o caipira migrante com o seu passado. Esse ritmo que foi se transformando ao longo das décadas, passando por um momento totalmente romântico e caipira, nos anos 90. Porém, no decorrer de 2000 foi se transformando em um estilo mais a gosto do público jovem.

Com os anos, o sertanejo passou do estilo “caipira” e seu tema do homem do campo, modernizando-se e invadindo as grandes cidades, virando ritmo popular e até trilha sonora das novelas de sucesso. O estilo caiu no gosto popular, o cantor Igor Ventura aponta que "em meus shows, eu também toco outros estilos como rock e MPB, mas o que a galera mais gosta é o sertanejo."

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias