Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia do Geólogo: Conheça um pouco sobre uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade

A Geologia, talvez é a mais variada das ciências naturais, estuda a Terra como um todo, a sua origem, composição e estrutura, bem como os processos que deram origem ao seu estado atual. Estuda também a vida registrada nos fósseis, restos ou vestígios de animais e plantas preservados nas rochas.

Neste dia, temos a oportunidade de celebrar uma das profissões mais importantes para a vida humana e também de aprender mais sobre essa ciência que está mais presente na nossa vida do que muitos imaginam. A geologia se divide em muitas áreas e os trabalhos são bem específicos, quer que ele seja de mapeamento geológico, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geologia de petróleo, geologia ambiental, geologia econômica, paleontologia dentre várias outras áreas.

Silas Gonçalves, Diretor de Geologia da empresa Geologia Engenharia de Mineração e Meio Ambiente (GEMMA) afirma que a atividade normalmente alterna em períodos no campo e no escritório. “No campo, o geólogo executa diversos serviços dentro de uma escala de interesse econômico, com o objetivo de finalizar o projeto.”

Silas ainda explica que o conhecimento geológico é aplicado em diversas áreas. “Na profissão de geólogo, é importante o profissional conhecer, identificar, observar nas rochas a constituição da terra, a estrutura, a ocorrência e história das rochas.”

A presença da geologia em nossas vidas vai desde os aparelhos eletrônicos que utilizamos vindos de recursos minerais como ferro, alumínio, cobre à descobertas de grandes riquezas naturais como a camada pré-sal. A geologia também é muito importante para o estudo dos abalos sísmicos (terremotos), possibilitando identificar áreas de risco e intensidade dos mesmos.

Com tantas possibilidades de atuação, Silas explica que o dia a dia de um geólogo é dinâmico. “A atuação em projetos de pesquisas com algum objetivo específico que pode ser mineral envolvendo metais, gemas e minerais, além de estudar e desenvolver projetos. Já no escritório, têm diferentes etapas, como preparo dos trabalhos de campo e envio das amostras a laboratórios.”

Importância da profissão

O conhecimento geológico sempre foi utilizado pela sociedade desde o surgimento da humanidade, de maneira a prover as necessidades básicas em termos de recursos naturais. “Mas recentemente, o papel das geociências visa atender as demandas por soluções aos problemas ambientais, aplicado em áreas de risco, no planejamento urbano, no uso e ocupação do meio físico, nas avaliações de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas, na desertificação e nas mudanças globais”, afirma o geólogo.

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias