Home / Cotidiano

COTIDIANO

Carreta da Prevenção participa do Mutirão Governo de Goiás

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa participou neste fim de semana  da sétima edição do Mutirão Governo de Goiás, em Valparaíso.

Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas.

Os atendimentos começaram no sábado, 4, e foram encerrados às 12h deste domingo, 5. De acordo com a enfermeira Izabela Marcon, que atua na Carreta da Prevenção, durante a passagem em Valparaíso, a unidade móvel realizou 72 mamografias e 57 coletas de exame citopatológico.“O intuito é facilitar o acesso à mamografia e ao exame citopatológico. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e sabemos que o diagnóstico precoce da doença torna a cura muito mais favorável", disse

No Mutirão, em Valparaíso, o atendimento foi por demanda espontânea e também pacientes encaminhados pela Central de Regulação. A mamografia é realizada em pacientes de 40 a 69 anos. As mulheres com idade diferente da campanha precisam de uma justificativa médica junto com o pedido. Já o exame citopatológico é realizado a partir dos 18 anos, em pacientes com vida sexual ativa.

A atuação da carreta é permanente e se estende durante todo o ano para levar saúde às comunidades mais distantes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias