Home / Cotidiano

COTIDIANO

“Lar é alicerce da família”, afirma Rogério Cruz em sorteio do programa Moradia Goianiense

“O lar é o alicerce da família e a base de uma cidade”, afirmou o prefeito Rogério Cruz, na manhã desta quarta-feira (15/06), durante o sorteio de 512 famílias para o cadastro de unidades habitacionais no Residencial Iris Rezende, localizado no Setor Vera Cruz. Nesta etapa, 256 serão contempladas com residências que integram o programa Moradia Goianiense, elaborado em parceria com os governos federal e estadual. Objetivo é viabilizar a construção de 15 mil moradias na capital.

“Não existe nada mais importante para o cidadão do que um teto para a sua família, um local para criar os filhos e para repousar na velhice. O lar é o alicerce da família e a base de uma cidade”, afirmou o prefeito, durante o sorteio dos beneficiados, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

De acordo com o prefeito, foram 27 mil inscritos no sorteio, 17 mil mulheres, 2 mil PCDs, e 6 mil idosos. Os nomes que compõem a lista estarão disponíveis no site da prefeitura de Goiânia, no ícone “Programa Habitacional”, e passarão agora pela primeira etapa do processo de seleção, que é a análise quanto à viabilidade financeira. Os aprovados serão contatados pelos agentes financeiros da Caixa para apresentar a documentação comprobatória de atendimento aos demais critérios do programa.

Para participar do programa, a família precisa residir em Goiânia há, no mínimo, três anos, além de possuir renda mensal familiar de até três salários-mínimos. O beneficiado recebe um financiamento em condições especiais, com a parcela em torno de R$ 350. A prefeitura arca com subsídio de 20% do valor do imóvel. No caso do Residencial Iris Rezende Machado, o valor é referente à área doada pelo município para a construção das moradias.

“O número de sorteados é superior ao de unidades disponíveis porque muitas famílias não atendem aos critérios estabelecidos pela Caixa ou não apresentam a documentação requerida. Nesses casos, são substituídas por outros nomes, de acordo com a classificação do sorteio”, explica o titular da Seplanh, Valfran Ribeiro.

Conforme salienta, as obras estão em fase adiantada, e são construídos, em média, quatro apartamentos por dia. Cada unidade conta com 2 quartos, banheiro, sala, cozinha e setor de serviço, com área construída de 44 metros quadrados. “A previsão de entrega é de oito meses. Trabalhamos para dar andamento o mais rápido possível, para que possamos alcançar essas 15 mil unidades habitacionais. Programamos chamamento para que novas empresas possam participar desse programa”, completa o secretário.

Programa
Lançado em fevereiro de 2022, o Moradia Goianiense tem por objetivo viabilizar a construção de 15 mil novas unidades habitacionais para famílias da capital com menor poder aquisitivo. A Prefeitura de Goiânia prevê que devem ser investidos no programa, nos próximos três anos, cerca de R$ 450 milhões, oriundos do Tesouro Municipal e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

Para participar, o interessado deve fazer inscrição no aplicativo Prefeitura 24 horas ou no site da Prefeitura de Goiânia, no ícone Programa Habitacional. As inscrições são contínuas.

Presenciaram o sorteio a procuradora-geral do Município, Tatiana Accioly, o controlador-geral do município, Gustavo Cruvinel, o presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, o secretário de Governo, Michel Magul, e os vereadores Juarez Lopes e Sabrina Garcês.

Fotos: Jucimar de Sousa

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias