Home / Cotidiano

COTIDIANO

18 de agosto – Dia do Estagiário Do estágio à efetivação

Ser estagiário é estar mais próximo da primeira oportunidade profissional. Esse foi o caso da Analista de Marketing da GSA Alimentos, Geovana Mendes. Ela foi estagiária do departamento por um ano. E, após a sua formatura em Engenharia de Alimentos, em novembro do ano passado, foi efetivada.


“O estágio foi um dos meus primeiros contatos com o mercado de trabalho, sendo de suma importância para o meu crescimento. Com ele pude desenvolver minhas qualificações pessoais e profissionais”, explica Geovana.


Ela ainda pontua que na faculdade conheceu a teoria, mas o estágio permitiu a vivência e a prática. “Aprendi muito mais do que é ensinado nas salas de aulas. Mesmo tendo minha formação em uma área considerada totalmente diferente da que estagiava, consegui aprender muito do universo do marketing, mas também pude compartilhar conhecimento da minha formação”, explica.


A analista de trade marketing da GSA é outro exemplo que o estágio é o caminho para se conhecer as possibilidades de cada formação acadêmica. A analista de Trade e Marketing, Morgana Vieira é formada em Publicidade e Propaganda e estagiou no departamento durante 1 ano e 10 meses. “O estágio é a minha base profissional dentro da minha área de atuação atual. Foi onde aprendi muita coisa e amadureci profissionalmente”, explica.


Ela começou no estágio ainda bem no início da faculdade, no 3º período. “Eu não tinha conhecimento de quase nada. Sem dúvidas ter começado a estagiar logo no início da faculdade me enriqueceu muito. Colocar a ‘mão na massa’ facilita aprender a teoria repassada pena universidade”, revela.
O estágio é uma oportunidade de iniciar a construção do networking e interagir com outras profissões. Este é o caminho de Lorena Guerra, ela é uma dos 16 estagiários da GSA Alimentos e atua no trade e marketing da empresa. A estudante de Administração de empresas se forma no fim de 2023 e revela o trabalho contribui muito para o seu desenvolvimento profissional. “Graças a ele posso colocar na prática coisas que antes só via na teoria e que pareciam abstratas. Me vejo hoje muito mais capacitada”, afirma.


O mercado


De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), o número de estagiários no Brasil de acordo com a última pesquisa, finalizada em fevereiro de 2021, é de 900 mil, sendo 686 mil para o ensino superior e 214 mil para o ensino médio e técnico.
O maior número de vagas oferecidas são para estudantes de Administração (16,8%), Direito (7,3%), Comunicação Social (6,2%), Informática (5,2%), Engenharias (5,1%) e Pedagogia (4,2%).


Sugestão


E para fechar, Analista de Marketing, Geovana Mendes, dá uma dica para os universitários: “não deixem para estagiar apenas quando for finalizar o curso. Procurem estágio desde os primeiros semestres da faculdade, isso ajudará a descobrir e a conhecer as áreas de atuação, na qualificação para o mercado de trabalho e o principal, ajudará no seu próprio crescimento pessoal”.


Oportunidades


A GSA Alimentos está com vagas para estagiários em abertas. Na área de compras está aberta uma oportunidade. A vaga é destinada para estudantes de administração, logística, gestão comercial, engenharia de alimentos ou áreas correlatas. Entra as atividades desenvolvidas é acompanhar as rotinas administrativas, fazer contato com fornecedores e outras ações.
Já os alunos da engenharia de produção têm a oportunidade de fazer estágio em processos industriais. Entre as atividades está o planejamento, a implementação e otimização dos processos.
A carga horária é de 30 horas semanais, com bolsa, vale transporte e alimentação na empresa. Os interessados em qualquer vaga, devem mandar o currículo para o e-mail currí[email protected] .

Sobre a GSA | #JeitoGSAdeser

Especializada na fabricação de macarrão instantâneo, refrescos em pó, salgadinhos, mistura para sopão, pipoca para micro-ondas e misturas para bolo.

Fundada em 1984, a GSA é administrada por Sandro Marques Scodro. Neste período, a empresa cresceu e adquiriu novas marcas e produtos. A GSA é responsável pelos produtos das marcas Refreskant, Sandella, Velly, Produtos Paulista, Icebel, Yolle, Sanditos, SanChips e Dona Raiz.
Mais: www.grupogsa.com.br

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias