Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia Mundial da Fotografia: 'Arte que congela momentos'

Comemorado anualmente em 19 de agosto, o Dia Mundial da Fotografia é uma homenagem ao seu criador, o francês Louis Daguerre, que tornou possível registrar e eternizar momentos importantes e significativos das nossas vidas e da nossa sociedade.

"Uma profissão que não deve morrer. É uma profissão que conta histórias, que dá vida ao que se foi, que traz e revela mistérios, que marca época, dá visibilidade e congela momentos", afirma o fotógrafo amador José Augusto Melo de Moura.

Ele explica que hoje em dia é difícil falar com muita precisão o que mais gosta de fotografar, mas o que chama sua atenção é o poder de congelamento do tempo, o fato de fazer uma foto de uma paisagem e depois de algum tempo retornar ao lugar para ver as mudanças que ocorreram.

"Gosto de fotografar tudo que pode ser fotografado. Paisagens internas e externas, árvores, carros, nuvens que aliás é uma paixão a ser fotografada. Gosto de fazer fotos minimalistas, àquelas com poucos elementos na imagem. Ver que algumas lembranças ficam marcadas em alguns destes lugares, das quais as vezes já nem existem mais naquele lugar é incrível", relata.

José Augusto afirma que pretende se profissionalizar na área de fotografia pela qual tem um sentimento de amor e dedicação.

"Afinal eu sempre fui muito observador das paisagens em si, daí pensei, porque não usar a câmera para fotografar também né?!", diz.

Confira abaixo algumas fotos de acontecimentos marcantes em Goiânia:

Césio 137

Em setembro de 1987, aconteceu o acidente com o Césio-137. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou o acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

Queda do avião no Flamboynt

Em 2009, um avião monomotor caiu no estacionamento do shopping Flamboyant. Cleber Barbosa da Silva, e a filha, Penélope Barbosa Correia, de 5 anos, morreram na queda. Ele roubou a aeronave e fugiu com a criança, após agredir a esposa com um extintor e jogá-la para fora do veículo que estavam.

Serial Killer Thiago Henrique

Conhecido como ‘serial killer de Goiânia’ o vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, de 26 anos, foi apontado como o autor de 39 mortes na capital e ganhou repercussão na imprensa internacional. Ele enfrentou 40 julgamentos por homicídios e está preso desde 14 de outubro de 2014.

Queda de avião com a cantora Marília Mendonça

Marília Mendonça, de 26 anos, morreu em um acidente de avião no dia 5 de novembro de 2021. O jatinho que caiu no interior de Minas Gerais, nas proximidades da Serra de Caratinga transportava a cantora, o tio e assessor da artista, Abiceli Silveira Dias Filho, 43 anos, o produtor Henrique Ribeiro, 32, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior, 56, e o copiloto Tarciso Pessoa Viana, 37. Todos morreram.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias