Home / Cotidiano

COTIDIANO

PMDF prende criminoso durante saída temporária

Guilherme Júnior Amara da Silva - condenado a 7 anos por tentativa de homicídio - foi preso nesta sexta-feira, 12. Silva é um dos 1988 presos beneficiados pela quinta saída temporária de 2022. O benefício é dado a quem cumpre regime semiaberto ou tem autorização de trabalho externo. O caso aconteceu no final de semana do dia dos pais.

Saidinha

Ele visitava o Taguatinga Shopping, no DF, e deveria voltar ao centro prisional na segunda-feira, 15. Guilherme foi visto armado por um funcionário da limpeza do shopping que avisou os seguranças. Quando foi interpelado, tentou se justificar alegando que portava a arma por estar jurado de morte. Policiais do 17° Batalhão o levaram para a 21° DP, onde descobriram que Silva já havia sido preso outras vezes. Seus crimes são homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Condenação

Guilherme Júnio foi condenado por tentar assassinar uma mulher que o impediu de matar um homem durante briga.

Entendendo o benefício

Saídas temporárias são previstas pelos artigos 120 a 122 da lei nº 7.210/84. A Saidinha - como é conhecida - é deferida pelo juiz da execução, depois de ouvidos o MP e a administração penitenciária.

Para ter direito ao benefício, o preso deve estar em regime semiaberto, ter comportamento adequado, já ter cumprido 1/6 da pena (réu primário), ou 1/7, se reincidente.

Presos por homicídio não têm direito à saída temporária.

Em 2019, o STJ decidiu que o benefício é compatível com prisão domiciliar, se o motivo for falta de vagas no regime apropriado.

Cada autorização de saída temporária deve ser precedida de decisão judicial , não pode durar mais do que 7 dias e pode acontecer, no máximo, 4 vezes por ano.

Histórico do preso

Em 10/05/2022, Guilherme fugiu durante o "saidão" do dia das mães e esfaqueou sua ex-esposa e um outro homem. A mulher sofreu ferimentos em uma das mãos e o homem foi internado em estado grave no Hospital Regional de Ceilândia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias