
Morreu na manhã de quarta-feira, 9, Veneranda Cabral Bittencourt, 100 anos. Matriarca de uma família de jornalistas e políticos, ela era viúva do escritor, jornalista e advogado José Luiz Bittencourt - ex-governador de Goiás e ex-deputado, considerado um dos principais intelectuais do Estado nas décadas de 1970 e 1980. Por décadas, Bittencourt - que manteve ligações com o poeta Manuel Bandeira - foi um dos articulistas do DM.
Lembrada por sua graça, bondade e gentileza, Veneranda foi suporte do marido na maioria de seus projetos, sejam políticos ou sociais, além de figura central na educação dos filhos. Teve em casa uma verdadeira redação de jornal, já que era mãe de João, José e Paulo Bittencourt, jornalistas experientes de Goiás. Foi também mãe de Luiz Bittencourt, engenheiro civil e ex-deputado federal. Testemunhou fatos políticos hoje determinantes na recente história de Goiás.
Nos bastidores, era considerada de fino trato, diplomata nos aguerridos debates políticos vividos pelo marido e filhos. Ponderada, era o exemplo de mediadora familiar. Chegou aos 100 anos com lucidez. Há um ano a família celebrou o centenário de Veneranda, em um momento de compartilhamento e alegria nas redes sociais.
Velório
O velório da viúva de José Luiz Bittencourt acontece desde 14h no Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O enterro da matriarca ocorrerá às 18h de quarta-feira.
A Associação Goiana de Imprensa (AGI) emitiu nota de pesar sobre a passagem de Veneranda: "Associação Goiana de Imprensa (AGI) comunica, com profundo pesar, o falecimento, aos 100 anos de idade, da Senhora Veneranda Cabral Bitencourt. Ela era viúva do escritor, jornalista, advogado e político José Luiz Bitencourt e mãe dos jornalistas José Luiz Bitencourt Filho, Paulo e João Bosco Bitencourt, bem como do ex-deputado federal engenheiro Luiz Bitencourt. Dona Veneranda foi uma das principais personagens da política em Goiás, embora mantendo-se discreta. Seu falecido marido foi vereador de Goiânia, deputado, vice-governador e governador de Goiás, por curto período. Em nome dos comunicadores goianos, manifestamos aos familiares e amigos, o nosso sentimento de pesar e de solidariedade".