A Prefeitura de Goiânia iniciou o serviço de troca das lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) pelas de LED, que oferecem mais claridade e segurança, em todas as regiões da capital. No início da noite de segunda-feira (12/8) as equipes começaram o trabalho na Região Noroeste, enquanto nas regiões Campinas-Centro, Oeste e Sudoeste os serviços foram iniciados na manhã desta terça-feira (13/8). A empresa deve começar a atuar na Região Sul até quarta-feira (14/8) e nas regiões Leste e Norte, até o final da próxima semana. A previsão é de que todo o trabalho seja feito até dezembro de 2024.
O programa é executado por equipes da empresa Consórcio Ilumina Goiânia, responsável pela modernização, eficientização e expansão do parque luminotécnico de Goiânia. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), que é gestora do contrato, explicou que o consórcio fará também a troca de lâmpadas queimadas represadas há alguns meses.
O serviço de substituição das lâmpadas ocorre, inicialmente, em quatro regiões: Região Campinas-Centro, contempla 82 bairros; Região Noroeste, que alcança 72 setores; os 156 bairros da Região Oeste, e a Região Sudoeste, que vai atender a 144 bairros. A empresa deve começar a atuar na Região Sul até quarta-feira (14/8) e nas regiões Leste e Norte, até o final da próxima semana.
Antes da contratação do consórcio, a própria Seinfra começou o trabalho de eficientização com a colocação de mais de 53 mil pontos luminosos da capital, com equipe e material próprios. Estão com todas as lâmpadas em LED os setores Jaó, Village Maringá, Chácaras Maringá, Parque Eldorado, Residencial Aquarius 1 e 2, Parque Eldorado Extensão, Irisville, Jardim Bom Jesus, além dos perímetros urbanos das rodovias BR-153, GO-020, GO-080 e GO-060. As principais avenidas da capital também estão contempladas com a nova iluminação.