Terminam hoje, 27, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal que financia cursos superiores em instituições privadas para estudantes de todo o país. Estudantes de baixa renda podem financiar até 100% do valor da mensalidade por meio do Fies Social, desde que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo e estejam cadastrados no CadÚnico.
Para concorrer em qualquer modalidade do Fies, os candidatos devem ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Também precisam ter obtido uma média aritmética nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Na modalidade regular do programa, os estudantes não podem ter renda familiar mensal bruta per capita superior a três salários mínimos.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial fiesselecaoaluno.mec.gov.br. O sistema deve ser acessado por meio de uma conta GOV.BR. Para o cadastro no Fies, será necessário informar um e-mail, os nomes dos membros da família imediata, o CPF dos membros com 14 anos ou mais, suas datas de nascimento e a renda bruta mensal daqueles que a possuem.
Para calcular a renda bruta mensal por pessoa da família, a renda de todos os membros deve ser somada e, em seguida, esse total deve ser dividido pelo número de pessoas na família.