Home / Cultura

CULTURA

A sensibilidade de um artista do mundo

  Ele é um dos músicos mais importantes do Reino Unido, não só por suas músicas, mas também pelo engajamento em questões de interesse mundial, como a luta contra a aids. Elton John nasceu em Londres no dia 25 de março de 1947 e hoje, o compositor e cantor completa 68 anos.

Elton começou a se interessar pela música aos três anos de idade, época em que começou a tocar piano. Desde cedo tocava em festas e reuniões de família, aos sete anos passou a se dedicar aos estudos da música. O talento de Elton John o destacou na multidão desde pequeno e aos 11 anos de idade, o cantor conseguiu uma bolsa de estudo em uma das mais respeitadas instituições musicais do Reino Unido, a Royal Academy of Music.

Superado apenas por Paul McCartney, Elton é considerado o segundo artista mais importante dos anos setenta, década que muitos fãs afirmam ter sido o auge de sua carreira. Foi no ano de 1970 que o disco Elton John foi lançado com uma de seus maiores sucessos, a música Your Song, levando o cantor ao sucesso nos Estados Unidos.

Nos anos oitenta, John ainda se manteve em evidência, lançando diversos álbuns e presenteando o público com os eternos hits I Guess That’s Why They Call It The Blues, I’m Still Standing, Sacrifice e Nikita.

Elton John participou também do Freddie Mercury Tribute Concert (1992), show no qual homenageou o cantor Freddie Mercury ao cantar com a antiga banda Queen, a música The Show Must Go On e Bohemian Rhapsody.

Mesmo com a queda no lançamento de novos discos, Elton John continuou fazendo sucesso na década de noventa. Tudo devido ao lançamento de canções que marcaram a época, como Can You Feel The Love Tonight, The One, Something About The Way You Look Tonight e Blessed.

O cantor e compositor também produziu musicais de enorme sucesso na Broadway, como Billy Elliot e Ainda, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original no Tony Award, o “Oscar dos musicais”.

John é o único artista até hoje que conseguiu o primeiro lugar da Billboard em seis lançamentos consecutivos. Bateu o recorde também de single de maior vendagem da história, com 40 milhões de cópias vendidas por sua adaptação em 1997 da canção Candle in the Wind em homenagem a sua grande amiga, a princesa Diana.

SAIBA MAIS

Homossexualismo e casamento

  • Em entrevista à revista Rolling Stone em 1976, Elton John declarou pela primeira vez que era bissexual. O cantor vive há mais de 20 anos com o companheiro David Furnish, mas puderam celebrar a união civil apenas em 2005.
  • De seu casamento com David, dois filhos foram concebidos por barriga de aluguel. Zachary Jackson Levon e Elijah Joseph Daniel.


Em terras brasileiras

  • Em 1995, Elton visitou o Brasil para fazer a turnê do álbum Made in England. Nessa época se apresentou em São Paulo no dia 23 de novembro no Estádio Olímpico do Ibirapuera. Se apresentou também no Rio de Janeiro no dia 25 de novembro no Estádio do Flamengo.
  • O cantor retornou ao País em 2009 com um show baseado na turnê de Rocket Man e passou pela cidade de São Paulo no dia 17 de janeiro. O show apresentado na Arena Anhembi foi transmitido ao vivo pela Rede Globo e pelo canal pago Multishow. No dia 19 de janeiro, Elton se apresentou na capital carioca, na Praça da Apoteose.
  • Em 23 de setembro de 2011 tocou novamente na capital carioca durante a abertura do Rock in Rio. Dois anos depois, John retornou ao Brasil em fevereiro e março para shows em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
  • Sua última visita ao país foi em fevereiro do ano passado. E nessa visita a capital goiana estava inclusa para receber um show do grande artista. Elton John passou também pela capital cearense, Fortaleza, pelo Rio de Janeiro e por Salvador.


CURIOSIDADES

  • Seu nome artístico advém de dois integrantes de sua antiga banda, Bluesology - Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda).
  • Em 1994, fez a trilha sonora do filme O Rei Leão, vencendo o Oscar com a canção.
  • Ele e John Lennon eram ótimos amigos. O beatle pediu para Elton John ser padrinho do seu filho Sean, em 1982. Elton escreveu a música "Empty Garden" para ele.
  • Foi o primeiro artista ocidental a tocar em Israel e na antiga União Soviética, em 1979.
  • Desde 92 a renda de seus singles é revertida para instituições de caridade em combate a aids. Naquele mesmo ano, criou a Elton John Aids Foundation, que se tornou uma das maiores organizações sem fins lucrativos do gênero.
  • Em 76 lançou a música "Someone Saved My Life Tonight", sobre quando tentou o suicídio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias