Cultura

Sonatas, de Eduardo Meirinhos

diario da manha

Violonista e professor apresenta hoje seu novo álbum solo, com recital no Centro Cultural da UFG

Da Redação

O Centro Cultural UFG apresenta hoje o recital de lançamento do CD Sonatas, do violonista e professor da Eduardo Meirinhos. A entrada é gratuita. O álbum traz obras de Anton Diabelli, Manuel Ponce e dos brasileiros Guerra Peixe e Ronaldo Miranda.

O violonista Eduardo Meirinhos é professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG), em Goiânia, onde ensina violão, literatura violonística e música de câmara. Atua também na pós-graduação ministrando disciplinas e orientando alunos no mestrado.

Sua educação musical iniciou-se muito cedo, com aulas particulares com os professores Adhemar R. Andrade e David de Giorgi. Mais tarde ingressou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e em 1987 continuou seus estudos na Alemanha, com direito à bolsa de estudos. Lá, obteve o bacharelado com o título de Diplom Musiker pela Escola Superior de Música e Teatro de Hannover. E, nos Estados Unidos, obteve o título de Doutor em Música.

Eduardo tem atuado como concertista em diversos países da América do Sul e Central, Alemanha e Estados Unidos e atuou em vários festivais, como o Festival de Música de Londrina, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Seminário de Música de Montenegro, Curso Internacional de Verão de Brasília, Seminário Internacional de Música de Salvador, Festival Internacional de Violão da UFRGS.

Em 1997 gravou o CD Radamés Gnattali, Sonatas e Sonatinas, e em 1998 participou de gravações ao vivo no Festival de Música de Londrina, que se transformaram em CDs. Em 2007 gravou o CD Eduardo Meirinhos em Recital, que inclui obras de Mauro Giuliani, Manuel Maria Ponce, Leo Brouwer e Roland Dyens.

 

Reconhecimento

Meirinhos conquistou premiação em significantes concursos de música que fizeram-se presentes em sua carreira, a exemplo do Concurso de Violão de Araçatuba, IV Concurso de Música Erudita Brasileira (São Paulo) e no VI Concurso Eldorado de Música (São Paulo). Por três anos consecutivos, em 1981, 1982 e 1983, recebeu o prêmio no Concurso de Composição Troféu Bach.

O álbum traz obras de Anton Diabelli, Manuel Ponce e dos brasileiros Guerra Peixe e Ronaldo Miranda
O álbum traz obras de Anton Diabelli, Manuel Ponce e dos brasileiros Guerra Peixe e Ronaldo Miranda

Lançamento do CD Sonatas – Eduardo Meirinhos

 

Quando: Hoje, às 20h

Onde: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533, Setor Universitário)

Entrada Gratuita

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro